Notícias - ConsumidorProcon- MPMG multa agência do Itaú por irregularidades na prestação de serviços bancários
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), multou em R$ 144.084,77 a agência nº 7364 do Banco Itaú Unibanco S/A, situada na avenida Waldomiro Lobo, nº 580, bairro Guarani, em Belo Horizonte, por diversas falhas na prestação de serviços bancário.
Em fiscalização realizada pelo órgão, foram constatadas as seguintes irregularidades:
· Ausência de tabela física de serviços essenciais não tarifáveis;
· Ausência de tabela descritiva de serviços prioritários;
· Ausência de tabela dos pacotes padronizados de serviços;
· Ausência de informações sobre pacotes diferenciados;
· Ausência de informação de que os valores das tarifas são definidas pela própria instituição financeira;
· Descumprimento do tempo de atendimento (15 minutos);
· Falta de indicação do local para retirada de cadeira de rodas.
Em sua defesa, o Banco Itaú alegou, entre outros fatores, que o Procon-MG não teria competência para fiscalizar questões afetas ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ou relativas a normas expedidas pelo Banco Central. Além disso, argumentou que a agência adota medidas para evitar filas e reduzir o tempo de espera, como caixas eletrônicos e serviços de internet banking.
Diante das práticas infrativas e da recusa em firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Transação Administrativa (TA), o Procon-MPMG aplicou a multa à agência nº 7364 do Banco Itaú Unibanco S/A com fundamento nos seguintes dispositivos legais:
· Resolução CMN nº 3.919/2010, art.2º, art. 3º, art. 6º, art. 15, I, II, III, IV, V e Parágrafo Único;
· Carta circular Bacen nº 3.594/2013, art.3º;
· Lei Estadual nº 14.235/2002, art.1º;
· Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990), art.6º, IV, art. 7º e art. 39, VII.