Início do conteúdo


Dia de Pensar Sala de aula.jpeg

O projeto “Dia de Pensar” movimentou as escolas de Contagem na última semana. Em apenas três dias, mais de 400 estudantes do ensino médio participaram da ação educativa realizada pelo Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais. As palestras foram realizadas nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em dez escolas do município, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O “Dia de Pensar” convida os jovens a refletirem sobre as escolhas de consumo e apresenta informações importantes sobre os direitos do consumidor. As atividades ocorreram durante a “Semana de Educação para a Vida”, iniciativa que atende à Lei nº 11.988/2009 e deve ser realizada em escolas públicas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. O evento complementa o currículo escolar com temas transversais relevantes, como direitos humanos e do consumidor, ecologia e saúde, por meio de palestras, seminários e oficinas.

Dia de Pensar promotor Alex Nacif.jpeg

“O objetivo é formar cidadãos conscientes da situação de consumidor e dos direitos que resguardam essa relação de consumo da qual todos nós estamos inseridos. Então, cada vez mais eu acho interessante tratarmos da questão do consumidor dentro as escolas”, destacou o promotor de Justiça e coordenador da Regional de Defesa do Consumidor de Contagem, Alex Soares Nacif.

As escolas que participaram da ação receberam materiais pedagógicos, como o folder “Dia de Pensar – Publicidade Enganosa”, para auxiliar os educadores na continuidade do trabalho sobre direitos do consumidor em sala de aula. O material foi desenvolvido para alertar os estudantes sobre a oferta de cursos com falsas promessas de garantia de emprego.
 

folder falso curso noticia.jpg

A pedagoga e especialista em educação básica Elizabeth Alves afirmou que fica especialmente preocupada com os alunos do primeiro ano: “Como os meninos do primeiro ano estão começando a entrar no mercado de trabalho, eles consomem bastante coisa e usam muito a internet. Então, eles acabam caindo em alguns golpes, pois não têm noção do que estão acessando. Logo, todo o conteúdo que foi passado é de extrema importância para eles.”

A palestra também despertou reflexões importantes entre os jovens, que reconheceram a necessidade de pensar com mais cuidado sobre o uso do dinheiro e as consequências das decisões de consumo. A estudante Gabrielle Coelho, de 15 anos, comentou: “É muito legal, porque nós, adolescentes, somos pessoas que realmente não paramos para pensar e a gente acaba gastando. Como às vezes o dinheiro não é nosso, a gente gasta muito sem pensar nas consequências que vai ter no futuro. Então, eu achei a palestra muito interessante.”

Ação educacional "Dia de Pensar na Sociedade de Consumo - PROCON-MPMG 18.11.25

Publicidade enganosa de cursos em Contagem
O podcast “Procon, Corre Aqui!” já abordou o tema “Publicidade Enganosa” em um episódio que conta a história de uma avó moradora de Contagem que foi vítima desse tipo de prática abusiva. Ela recebeu a ligação de uma empresa que prometia uma vaga de emprego para a neta e, posteriormente, descobriu que a intenção era fazer com que ela pagasse por um curso, sem nenhuma garantia de colocação no mercado de trabalho. Ao perceber o golpe, procurou o Procon-MPMG para assegurar seus direitos.

Quer saber mais? Ouça o episódio “Procon, Corre Aqui! #3 – Publicidade Enganosa” no Spotify.


 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo