Início do conteúdo

 

60_ Manhuaco interacao noticia.jpeg

A Escola de Educação para o Consumo do Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com o Procon Municipal de Manhuaçu, promoveu no dia 9 de setembro mais uma ação educativa do projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes”. O encontro reuniu cerca de 60 participantes na sede do Procon.

A servidora do Procon-MPMG, Deiser Roscoe, conduziu a palestra que alerta sobre os principais tipos de golpes que afetam os consumidores com mais de 60 anos. A ação educativa também aborda direitos relacionados aos serviços de crédito e canais oficiais para registro de denúncias e reclamações. “Hoje temos a necessidade de trabalhar muito com essa questão educativa. Na maioria das vezes, depois que a pessoa cai em um golpe é impossível reverter esse processo, então, a melhor forma de evitar os golpes é instruindo as pessoas. É por isso que estamos aqui fazendo esse trabalho”, afirma a servidora.

60_ Manhuaco interacao noticia1.jpeg

A Promotoria de Justiça de Manhuaçu vem recebendo diversos relatos de vítimas de golpes, especialmente envolvendo pessoas maiores de 60 anos de idade. Trata-se de um grupo vulnerável e alvo principal dos criminosos especializados neste tipo de ilícito. Após consumado, é extremamente difícil reaver os prejuízos à vítima, em razão das diversas fraudes envolvendo empresas que não existem, constas bancárias em nome dos chamados ''laranjas'', e movimentações bancárias muito céleres. Assim, a melhor forma de combater esse tipo de golpe, sem dúvidas, é a prevenção mediante conscientização das pessoas mais vulneráveis. Portanto, a palestra foi muito proveitosa e com certeza evitou a ocorrência de novos golpes”, afirma o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Manhuaçu, Alexandre Figueiredo Morato.

Representantes do judiciário, câmara municipal, prefeitura, da Polícia Civil e de instituições voltadas à proteção dos consumidores idosos também estiveram presentes no evento.

Os participantes reforçaram a importância da atuação integrada no combate às práticas abusivas no mercado de consumo, especialmente no enfrentamento aos golpes e ao superendividamento.

A ação educativa reforça o compromisso do Procon-MPMG de educar e orientar os consumidores levando informação clara direta e de confiança aos idosos, promovendo autonomia e prevenção. 

Mais informações sobre o projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes” podem ser obtidas na Escola Estadual de Defesa do Consumidor do, Procon-MPMG, pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1695 e 1697.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

 

Final do conteúdo