Início do conteúdo

Encontro, realizado no território Krenak, reuniu lideranças indígenas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil. Procon-MPMG acredita que os hábitos de consumo influenciam diretamente os territórios, as águas, as florestas e a economia de base comunitária

 

Foto Krenak COP 30 noticia.jpg
 

“Ererré”, na língua Krenak, significa “tudo de bom e positivo”. Inspirado pela essência dessa mensagem, o Procon-MPMG participou, no dia 10 de outubro, da Pré-COP 30 – Etapa Krenak, realizada no Centro Cultural Krenak, em Resplendor, no Vale do Rio Doce. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes - COP) é o maior evento global das Nações Unidas para discussões e negociações sobre as mudanças do clima. Neste ano, a COP acontece entre os dias 11 e 21 de novembro, em Belém, no coração da Amazônia. A Pré-COP é uma etapa preparatória ao evento principal.

O encontro, realizado no território Krenak reuniu lideranças indígenas, órgãos públicos e representantes da sociedade civil. 

O Procon-MPMG foi convidado em razão do alinhamento da causa climática ao projeto “Nosso consumo, nossa voz”, criado para fortalecer o protagonismo dos povos originários nas relações de consumo e proteger modos de vida que sustentam a biodiversidade.

O órgão de defesa do consumidor acredita que os hábitos de consumo influenciam diretamente os territórios, as águas, as florestas e a economia de base comunitária. Por isso, defende que apenas uma governança participativa, que valorize e inclua as populações tradicionais, pode assegurar escolhas verdadeiramente sustentáveis.

Foto Krenak noticia 2.jpg

Ao promover o diálogo entre comunidades indígenas, consumidores e fornecedores locais, a iniciativa reafirma que o direito ao consumo justo é também um direito ambiental, social e cultural: “O projeto ‘Nosso Consumo, Nossa Voz’, desenvolvido pelo Procon-MPMG, nasceu da compreensão de que sustentabilidade e governança caminham juntas quando o Estado reconhece e escuta as vozes diversas da sociedade. Inspirado nos princípios de governança democrática e sustentável, o projeto busca construir pontes entre as políticas públicas de defesa do consumidor, a justiça climática e a valorização dos saberes tradicionais”, afirma o promotor de Justiça e coordenador do Procon-MPMG, Luiz Roberto Franca Lima.

Foto Krenak noticia 3.jpg

A Assessora Jurídica do Procon-MPMG, Regina Sturm, representou o órgão na mesa de abertura e apresentou o projeto no evento. Ela ressaltou que a participação no território Krenak reafirma o compromisso do MPMG com a sustentabilidade nas relações de consumo: “Estar naquele território, símbolo de resistência e sabedoria ancestral, foi uma experiência de escuta e aprendizado profundo. Quando falamos em consumo consciente, falamos também sobre respeito — respeito à terra, à água, às tradições e à diversidade de modos de vida”.

Foto Krenak COP 30 noticia 1.jpg

Na trilha que leva à COP 30, o projeto “Nosso Consumo, Nossa Voz” representa uma prática viva de governança, traduzindo a responsabilidade institucional do Ministério Público em valorizar saberes tradicionais, fortalecer a cidadania e incentivar práticas de mercado mais justas e inclusivas.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo