Notícias - ConsumidorProcon-MPMG apreende cerca de duas toneladas de carne imprópria para consumo no Vale do Jequitinhonha
Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, agentes fiscais do Procon do Ministério Público de Minas Gerais (Procon-MPMG) realizaram uma operação de fiscalização em açougues localizados nos municípios de Pedra Azul, Cachoeira de Pajeú e Águas Vermelhas, todos no Vale do Jequitinhonha.

A ação resultou em autuações, interdições e na apreensão de aproximadamente duas toneladas de carne imprópria para consumo. Ao todo, 50 estabelecimentos foram fiscalizados, dos quais 35 foram autuados. Em 30 locais, houve apreensão de produtos, e 27 estabelecimentos foram interditados parcial ou totalmente.
Entre as principais irregularidades encontradas estão a comercialização de carnes de origem clandestina, o funcionamento de estabelecimentos classificados como de alto risco sem alvará sanitário e condições higiênico-sanitárias inadequadas, que colocam em risco a saúde dos consumidores.

A operação contou com o apoio da Vigilância Sanitária de Minas Gerais e da Polícia Militar de Minas Gerais, reforçando a atuação integrada dos órgãos de fiscalização na proteção da saúde pública.
De acordo com o Procon-MPMG, ações como essa são fundamentais para garantir o direito do consumidor ao acesso a alimentos seguros e de qualidade, além de reduzir riscos à saúde da população.
