Notícias - ConsumidorProcon Mirim chega a João Pinheiro para formar cidadãos conscientes desde a infância
O Procon Mirim, programa educacional do Procon-MPMG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, está sendo implementado em João Pinheiro, com apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor local e da Secretaria Municipal de Educação. Voltado para crianças de 7 a 12 anos, o Procon Mirim tem como missão despertar a consciência dos direitos do consumidor desde cedo, promovendo responsabilidade, ética e cidadania em sala de aula.
O programa promove a formação de educadores, que se tornam multiplicadores do conhecimento sobre direitos dos consumidores. Por meio de um curso ofertado em plataforma de Educação a Distância (EAD) e de materiais pedagógicos exclusivos, os participantes aprendem a trabalhar com os alunos, de forma lúdica e interativa, conceitos relacionados à Defesa do Consumidor.
O Treinamento de Multiplicadores do Procon Mirim - Turma João Pinheiro - foi concluído no último mês. Cada escola que está implementando a iniciativa recebeu exemplares da cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes”. As cartilhas, revistas em formato de quadrinhos, servirão de guia para as atividades junto aos estudantes.
O promotor de Justiça Flávio Barreto Feres, da 1ª Promotoria de Justiça de João Pinheiro, esteve presente na entrega do material. O promotor conversou com alunos e professores: “A implementação do programa Procon Mirim em João Pinheiro tem apresentado resultados bastante positivos e foi muito bem acolhida pela sociedade pinheirense. O projeto despertou o interesse das crianças e o engajamento dos professores, sobretudo pelo caráter inovador e pela metodologia lúdica empregada em sala de aula. Essa combinação tem favorecido a participação de alunos, educadores e da comunidade escolar como um todo, e certamente resultará em importantes benefícios no futuro.”
Ao todo, nesta fase, nove escolas municipais de João Pinheiro aderiram ao Procon Mirim. “A iniciativa tem por intuito a capacitação de crianças e jovens sobre direitos do consumidor, educação financeira e consumo consciente, através de atividades interdisciplinares e materiais didáticos, além disso, está capacitando educadores para que estes sejam multiplicadores das ações do projeto nas escolas do município”, afirma o secretário municipal de Educação, Éder da Silveira Martins.
“O Procon Mirim faz com que as crianças lidem melhor com situações de consumo, e aprendem que consumir vai além de comprar, pois envolve responsabilidade ambiental, social e econômica, contribuindo para a formação de consumidores críticos e responsáveis,” reforça a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação, Janaína Aparecida Vaz de Almeida Lima.
Quer implantar o Procon Mirim no seu município?
Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MPMG, pelo e-mail eedc@mpmg.mp.gov.br ou pelos telefones (31) 3768-1695, 3768 – 1697 ou 3768-1633