Início do conteúdo

Os detentos do Presídio de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, estão confeccionando máscaras de proteção. A iniciativa, além de contribuir para o combate à pandemia de Covid-19, é uma ferramenta de ressocialização do preso e de remição de pena.

De acordo com a promotora de Justiça Samira Lomeu, desde abril, vinham sendo feitos contatos com o diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen), visando à inclusão do presídio no projeto "Calçando a Liberdade", que consiste na implantação de fábrica de bloquetes em unidades prisionais. Após ter conhecimento da produção de máscaras com mão de obra prisional, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) solicitou a participação do Presídio de Novo Cruzeiro, e encontrou apoio no Depen e na direção da unidade.



Ontem, 9 de junho, estiveram presentes no evento de implantação do projeto, além da promotora de Justiça, a juíza da comarca, prefeito, secretários municipais de Saúde, da Assistência Social e do Governo, procurador e secretário da Câmara Municipal, agentes penitenciários e diretores, inclusive da unidade prisional de Teófilo Otoni, representantes do Hospital São Bento, da OAB e do diretor de Trabalho e Produção do Depen.

Para a promotora de Justiça, “a mão de obra prisional em colaboração com a saúde pública traz reais e expressivas vantagens para a sociedade do médio Jequitinhonha de forma imediata, e, a longo prazo, com a possibilidade de se devolver à sociedade indivíduo melhor do que quando retirado do convívio social, a partir da ferramenta ressocializadora do trabalho”. Segundo ela, em breve, a fábrica de bloquetes também será inaugurada, visando, especialmente, calçar as ruas do município que ainda são de terra.



 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
10/06/20

Final do conteúdo