Notícias - InstitucionalPor Dentro do MP incentiva estudantes de Direito a conhecer autocomposição no Compor-MPMG
A iniciativa do MPMG recebeu grupo de 110 alunos da Faculdade Anhanguera.
O programa Por Dentro do MP, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) criado para aproximar a instituição da sociedade, recebeu, no dia 14 de outubro, um grupo de 110 estudantes do curso de Direito da Faculdade Anhanguera. A visita foi realizada em parceria com o Compor-MPMG - Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica, órgão auxiliar do Ministério Público presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, com a finalidade de implementar e incentivar a autocomposição.
A visita representou uma oportunidade para os estudantes conhecerem de perto a estrutura e a atuação do Compor-MPMG - fruto de uma metodologia inovadora e pioneira no Ministério Público brasileiro. A unidade dispõe de equipe especializada e de espaços especialmente dedicados ao fomento e à aplicação da autocomposição, em que métodos como Mediação, Negociação, Conciliação e Práticas Restaurativas são aplicados com técnica qualificada aos casos de natureza coletiva, promovendo soluções colaborativas e humanizadas de maneira eficaz, eficiente e efetiva.
Os visitantes foram recebidos pela coordenadora do programa e integrante da equipe de Relações Institucionais da Assessoria de Comunicação do MPMG, servidora Ana Catão. A abertura contou com a participação do procurador de Justiça Francisco Rogério Barbosa Campos, coordenador do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), que apresentou o funcionamento do Compor-MPMG em um diálogo sobre os métodos autocompositivos aplicados pelo órgão.
Na sequência, ocorreu a apresentação sobre Comunicação Não Violenta (CNV), conduzida por João Nikolas Vieira, integrante da equipe de assessores do Núcleo de Apoio Técnico-Jurídico do Compor-MPMG, que destacou a importância da empatia e da escuta ativa nos processos de diálogo e resolução de conflitos.
Durante a visita, o grupo percorreu as instalações do Compor-MPMG, que conta com espaços projetados para oferecer acolhimento e versatilidade, promovendo um ambiente de fala e escuta com equidade e inclusão. Entre esses espaços, destacam-se as salas de reuniões, nas quais são aplicados os métodos autocompositivos. Os estudantes também conheceram o Memorial do MPMG, espaço que retrata a trajetória da instituição e seu compromisso com a sociedade mineira.
A professora Nathália Drumond avaliou a experiência de forma positiva. “Foi uma experiência muito enriquecedora. Fomos recebidos com muita atenção e pudemos compreender melhor o papel do Ministério Público, especialmente por meio do COMPOR, que demonstra a importância da mediação e da composição de conflitos para uma justiça mais humanizada e conciliativa”, afirmou.
A autocomposição tem se consolidado como uma ferramenta estratégica, promovendo o empoderamento dos atores envolvidos em um conflito, a reparação efetiva e a prevenção de novos conflitos por meio do diálogo. Essa abordagem, aplicada pelo Compor-MPMG, fortalece o papel do Ministério Público como agente de transformação social, ao incentivar soluções consensuais que evitam litígios prolongados e reforçam a cultura da paz e da cooperação.
A iniciativa reafirma a importância de ações como esta para a formação de futuros profissionais conscientes do papel do Ministério Público como órgão de amplo acesso à justiça, capaz de promover soluções que fazem a diferença para a sociedade, e reforça o compromisso do MPMG com a autocomposição como caminho essencial para a cultura de paz, o diálogo e a resolução consensual de conflitos", destaca o promotor de Justiça Francisco Rogério.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br