Início do conteúdo

A restauração do imóvel ocorreu por meio do programa “Minas para Sempre”, iniciativa do MPMG e do Governo de Minas para recuperar o patrimônio cultural no estado

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou nesta quinta-feira, 7 de agosto, da reinauguração do Grupo Escolar Cardeal Motta, localizado no município de Bias Fortes, na Zona da Mata. O prédio histórico passou por reforma e vai servir de espaço para abrigar a cultura da região, ajudando a preservar as tradições locais. 

A restauração do imóvel integra a 3ª fase do programa Minas para Sempre, iniciativa do MPMG e do Governo de Minas para preservar o patrimônio cultural do estado. O projeto de recuperação do imóvel em Bias Fortes foi selecionado pela Plataforma Semente do MPMG para receber recursos de medidas compensatórias ambientais. 

NOTICIA001.png

Tombado pelo município, o prédio será usado para a promoção do jongo, uma manifestação cultural que combina dança, música e cantos. Essa tradição, que faz parte da história local, é reconhecida como patrimônio cultural, desde 2005, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (Iphan).  

A partir de agora, o Grupo Folclórico Jongo Caxambu, que propôs a restauração, terá um espaço para preservar a tradição local. Além do jongo, o imóvel está aberto para acolher grupos de congada e maculelê da região, garantindo que essas manifestações tenham registro e possam ser repassadas. 

"Patrimônio é aquilo que a gente transmite às próximas gerações, que representa nossa história. Para nós do MPMG, é uma alegria ver tantas pessoas reunidas para receber, com tanto carinho, essa obra tão bem executada", destacou o coordenador Estadual das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural (CPPC), Marcelo Maffra.  

Entrega do projeto Cultura e Educação de Mãos Dadas 07.08.25

 

O evento foi marcado por apresentações culturais. Com mestre Renê à frente, os grupos de jongo, maculelê e congada desceram a rua de acesso ao imóvel histórico com seus instrumentos, imagens e cantos, acompanhados de perto por moradores que viam tudo das janelas e das calçadas. 

"Esse conto que a gente canta por aqui afora é como se fosse um dom. Muitas vezes, ele não vem aqui da terra, mas lá de cima, como um dom. Isso que é o jongo: é alegria, e em qualquer festa que o jongo for chamado, ele aquece a pessoa", disse mestre Renê. 

Depois que foi descerrada a placa de reinauguração do prédio, o Grupo Jongo Caxambu fez mais uma apresentação cultural, desta vez nos fundos da escola, com a Mata Atlântica como paisagem e com a certeza de que as tradições de Bias Fortes seguirão vivas por muito tempo. 

Semente 

Iniciativa do MPMG, em parceria com o CeMais, o Semente viabiliza iniciativas que beneficiam pessoas e meio ambiente. É uma alternativa segura, democrática e transparente para que os promotores de Justiça possam destinar recursos de medidas compensatórias a projetos de interesse socioambiental que proporcionem resultados à sociedade. 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo