Início do conteúdo

Em sua sexta edição, programa visita cinco comarcas da Zona da Mata. A iniciativa segue com etapas programadas até o final do ano, estimulando a troca de experiências e a construção de soluções conjuntas para garantir mais eficiência na defesa dos direitos fundamentais


Nos dias 11 e 12 de agosto, o “PGJ em Ação: a Procuradoria-Geral de Justiça vai até você”, promoveu encontros em cinco comarcas da Zona da Mata: Manhumirim, Manhuaçu, Muriaé, Carangola e Viçosa. Esta é a sexta edição do programa que já percorreu as regiões Norte, Jequitinhonha, Triângulo Mineiro, Vale do Aço e o Sudoeste de Minas Gerais, consolidando-se como uma importante política institucional de integração permanente e valorização das Promotorias de Justiça do interior.

NOTICIA02_pgj-acao_Foto-_128_.jpg

Manhumirim, na Zona da Mata, recebe programa PGJ em Ação 

Desde seu lançamento, o programa visitou comarcas estratégicas e vulnerabilizadas, promovendo reuniões de trabalho com promotores de Justiça, servidores, estagiários e terceirizados. Nessas ocasiões, são debatidos temas relacionados à atuação finalística, à gestão e às necessidades estruturais para melhoria do atendimento ao cidadão mineiro, além de identificar boas práticas e soluções inovadoras. Todas as demandas identificadas são classificadas e direcionadas aos setores responsáveis pela equipe da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli). 

“Mais do que atender as demandas de estrutura física e pessoal, o programa fortalece os laços entre a administração superior e as promotorias de Justiça do interior do Estado, garantindo que nossas ações estejam sempre alinhadas com as necessidades reais da sociedade local e com a missão do Ministério Público de Minas Gerais. Estar presente nos territórios é mais do que visitar, é compreender, agir e transformar”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho. 

Segundo a promotora de Justiça de Carangola, Cristiane Amorim Barony, essa aproximação física é muito importante, não só para os membros, mas para os demais colaboradores do MPMG. “Depois de 21 anos e meio de carreira, é a primeira vez que recebo a visita oficial de um procurador-geral de Justiça, que vem conhecer a nossa realidade, olhar olho no olho dos terceirados, servidores e estagiários. Conhecer as dificuldades em questão de espaço que nós vivenciamos”. A comarca não possui sede própria, mas tem um imóvel adquirido em 2009, que não passou pela reforma necessária para uso.

NOTICIA01_pgj_acao_WhatsApp-Image-2025-08-14-at-09.55.jpg

Casa em Carangola foi adquirida em 2009, mas não foi adaptada para uso institucional 

Em Manhuaçu a realidade é outra. Recentemente, a sede do MPMG na comarca passou por uma enchente, o que evidenciou ainda mais a importância de fortalecer a estrutura de trabalho. “Eu vejo com muita importância a visita da Administração Superior na nossa cidade, uma vez que ela vem para ver de perto a realidade da nossa região e trazer para nós, dentro de cada contexto, soluções para melhorar nossa atuação”, afirma a promotora de Justiça de Manhuaçu, Geannini Maelli Mota Miranda. 

Durante a visita à Viçosa, a comitiva do PGJ em Ação foi apresentada a outro contexto. A cidade desempenha um papel significativo na Zona da Mata mineira, com a presença da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e uma ampla demanda sobre os serviços públicos – o que gera desafios diários ao Ministério Público. Com sede própria, as demandas são relacionadas à gestão e apoio na atuação finalística. Para o promotor de Justiça de Viçosa, Luís Cláudio Fonseca Magalhães, “é uma importante oportunidade de entender os próximos passos que a Administração Superior vai dar para atender as demandas locais, e acreditamos que a equipe vai nos dar respostas mais efetivas e rápidas para melhoria das nossas condições de trabalho."

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paulo de Tarso Morais Filho (@paulodetarso_morais)

 

A iniciativa segue com novas etapas programadas até o final do ano, estimulando a troca de experiências, a integração entre as regiões e a construção de soluções conjuntas entre as Promotorias de Justiça local e a Procuradoria-Geral de Justiça para garantir mais eficiência e efetividade na defesa dos direitos da sociedade mineira. 

Veja fotos do PGJ em Ação.

PGJ em Ação visita Manhuaçu - 11.08.25

PGJ em Ação visita Carangola - 11.08.25

PGJ em Ação visita Manhumirim - 11.08.25

PGJ em Ação visita Viçosa - 12.08.25

 


PGJ em Ação visita Muriaé - 12.08.25

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo