Início do conteúdo

Cerimônia homenageou 15 personalidades com as três honrarias máximas do Ministério Público de Minas Gerais. Discursos lembraram o trabalho e a afetividade das pessoas como diferenciais em um mundo onde avançam as tecnologias

NOTICIA01_medalha_semana_mp2025_MG_8937.jpg

Com discursos que valorizaram o trabalho e as habilidades humanas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregou, na última sexta-feira, 12 de setembro, a Medalha do Mérito do Ministério Público a 15 personalidades que, por diferentes caminhos, contribuíram para a cultura jurídica do estado ou prestaram relevantes serviços à sociedade. 

A cerimônia, realizada durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, ocorreu no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, salientou o trabalho humano, a sensibilidade e afetividade por trás de cada nome agraciado com as insígnias do MPMG. “É uma honra destacar essas pessoas notáveis. O vínculo que os une é o amor à família, ao trabalho e à sociedade. Esses talentos, ao serem compartilhados com generosidade, inspiram outros a trilhar caminhos de dedicação e entrega. Não há inteligência artificial que substitua o amor que os move e se transforma em energia criadora”, destacou. 

Em tom de agradecimento, o governador Romeu Zema salientou a atuação do MPMG em ocasiões de interesse da sociedade mineira. “Atualmente, o Ministério Público contribui com a recuperação de diversos monumentos históricos de Minas Gerais, como o Palácio da Liberdade, e contribui com recursos para melhoria do serviço público em Minas Gerais através de seus fundos. Fica aqui o meu reconhecimento”, discursou o governador, que também lembrou do papel do MPMG no combate ao crime organizado e nas reparações por desastres da mineração. 

Falando em nome dos agraciados pelas medalhas, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargados Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, lembrou dos tempos em que era promotor de Justiça no início dos anos 1990. O magistrado comentou sobre os avanços que permitiram ao MPMG ampliar a atuação e angariar reconhecimento na sociedade mineira. “Com a Constituição Federal de 1988, nenhum órgão ou instituição nacional recebeu tantas atribuições e foi tão valorizado como o Ministério Público. A população passou a conhecer a importância desse órgão e o seu protagonismo na defesa da sociedade”, declarou. 

NOTICIA05_medalha_semana_mp2025_MG_8988.jpg

Entre os agraciados pelas honrarias estava o garçom aposentado do MPMG José Marcolino da Silva. Antes do evento, o profissional revelou a surpresa com a indicação de seu nome. “Eu não esperava, fiquei surpreso, mas muito agradecido”, comentou, dedicando sua medalha a todos os colegas garçons. “Está sendo muito legal esse momento, ele demorou muito a se aposentar e trabalhou muito a vida dele toda. Ele é muito calmo e atencioso, acho que por isso que todos gostam dele”, comentou a neta de Marcolino, Raquel Rocha, que o acompanhou na cerimônia.   

Agraciados 

A Medalha do Mérito do Ministério Público contempla três tipos de honrarias, cada uma destinada a um grupo específico de agraciados. O Grande Colar é destinado a chefes de Poderes. contribuíram para o desenvolvimento do país e para a justiça social. A Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos é concedida a uma variedade de altas autoridades e personalidades. A Comenda é uma honraria do Ministério Público a demais personalidades que contribuíram para a sociedade. 

Confira a lista de agraciados da cerimônia:  

Grande Colar: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, que receberá a honraria posteriormente. 

Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos: o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Luiz Kukina; a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo; o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro; o deputado estadual Doorgal Andrada; a comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; o advogado-geral adjunto consultivo do Estado de Minas Gerais, Wallace Alves dos Santos; e a presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, que receberá a medalha posteriormente. 

Comenda "Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto": a diretora-geral da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Ana Paula Moreira Gurgel; o diretor executivo da Rede Record Minas, Paulo Batista; a jornalista da TV Globo Minas, Larissa Carvalho; o garçom aposentado do MPMG, José Marcolino da Silva; e a gerente Administrativo Financeiro da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Márcia Regina de Assis Nogueira, que também receberá a comenda posteriormente. 

A cerimônia contou com a participação do Quarteto da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.   

Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito MPMG 12.09.25

Confira a transmissão da solenidade na íntegra.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo