Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deflagrou hoje, 11 de setembro, a operação Delos, tendo como alvo integrantes de organização criminosa com atuação no tráfico de drogas, em Além Paraíba, na Zona da Mata mineira. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar, com atuação estratégica do Setor de Inteligência da 4ª Região. 

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, a pedido do MPMG. Além das seis pessoas presas, a operação apreendeu drogas (cinco barras, três tabletes e uma bucha de maconha, duas barras, 30 pinos e dois invólucros de cocaína), armas e munições (uma pistola, 12 munições e um carregador calibre 9mm, um revólver e 20 munições calibre .38), 14 celulares, cinco baterias e duas bases de carregamento para rádio comunicador e duas balanças de precisão. 

As investigações tiveram início com a instauração, pela 1ª Promotoria de Justiça de Além Paraíba, de Procedimento Investigatório Criminal com a finalidade de coletar dados pertinentes à atuação da organização criminosa denominada Terceiro Comando Puro (TCP), originária do estado do Rio de Janeiro, atualmente com ramificação em atuação na cidade de Além Paraíba, a qual se encontra em conflito com outra organização criminosa, o Comando Vermelho (CV), pela disputa dos pontos de venda de entorpecentes no município. 

Segundo apurado até o momento, os integrantes das organizações criminosas possuem acesso a armamentos com alto poder lesivo, com intimidação sistemática da população, situação que vem gerando forte sensação de insegurança no município e região. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo