Notícias - InstitucionalNiacon e ‘Chegando junto’, iniciativas do MPMG, são premiadas na 13ª edição do Prêmio CNMP
O Núcleo Integrado de Atendimento ao Consumidor (Niacon) e o projeto “Chegando Junto”, ambos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram premiados na 13ª edição do Prêmio CNMP. O Niacon ficou com o 2º lugar na categoria “Atuação Administrativa III - Gestão e Governança. Já o “Chegando Junto” obteve o 3º lugar na categoria “Atuação Administrativa II - Comunicação Social”. Ao todo, 54 programas e projetos do Ministério Público brasileiro foram premiados na edição 2025 do Prêmio CNMP, que contempla 18 categorias. Os vencedores foram anunciados nessa quarta-feira, 10, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.
Servidores do MPMG e os promotores de Justiça Thiago Ferraz de Oliveira, secretário-geral da Procuradoria-Geral de Justiça, Rafael Henrique Martins Fernandes, da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli) e Glauber Sérgio Tatagiba do Carmo, do Procon-MPMG, participaram da cerimônia de premiação.
Os trabalhos vencedores do Prêmio CNMP foram selecionados entre 90 semifinalistas, que integraram uma lista de 772 iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro habilitadas a concorrer à premiação.
O objetivo da premiação é agraciar os programas e projetos desenvolvidos por membros e servidores do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Ministério Público brasileiro que se destacaram na concretização e no alinhamento ao Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) e ao Plano Nacional de Atuação Estratégica do Ministério Público (PNAE), contribuindo para o aperfeiçoamento das diversas áreas de atuação do Ministério Público.
Niacon e Chegando Junto
O Niacon, por meio de uma articulação interinstitucional no âmbito estadual e municipal, realiza o acolhimento das demandas consumeristas, disponibilizando ao consumidor, em um único endereço, o acesso à proteção de seus direitos, seja de interesse coletivo ou individual, contribuindo para a eficácia da prestação dos serviços.
Também assegura a melhoria da prestação jurisdicional, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do Juizado Especial de Belo Horizonte, implementando mecanismos de solução de controvérsias, em especial os consensuais, como a mediação e a conciliação, bem como prestando atendimento e orientação ao cidadão.
O núcleo é integrado pelo Procon-MPMG, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte (Procon-BH). Ele está instalado no edifício Promotora de Justiça Iracema Tavares Dias Nardi, na rua Gonçalves Dias, 2.051, loja 2, bairro Lourdes, em Belo Horizonte. No mesmo prédio fica o Procon-MPMG. O Niacon funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
O “Chegando Junto”, do MPMG, é um projeto com uma estratégia inédita de impulsionamento digital no “Google Ads”, a fim de alertar a população contra os riscos do golpe do falso empréstimo, modalidade de golpe que fez milhares de vítimas em todo o país, sobretudo, no ano de 2021, na qual organizações criminosas chegaram a criar empresas de fachada e colocá-las em anúncios digitais para alcançar o maior número possível de vítimas.
Liderado pela Copli, o projeto teve o envolvimento das áreas do consumidor, crimes cibernéticos e comunicação e contemplou a criação de uma cartilha de orientação à população.
A estratégia de comunicação inovadora demonstra elevado potencial de alcance e municia o consumidor com informações de extrema importância para uma tomada de decisão segura, de modo a reduzir a vitimização por golpes e, assim, prevenir conflitos e situações lesivas.
Acesse aqui a cartilha “Golpe do falso empréstimo”
Com informações do CNMP
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br