Notícias - FundaçõesMPMG promove Ciclo do Fomento para discutir processos participativos e decisões públicas
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta quarta-feira, 26 de novembro, o último Ciclo de Fomento 2025. O tema discutido foi “Cidadania em movimento: a pessoa no centro das decisões públicas”. O evento é promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), em parceria com o CeMAIS.
Durante o encontro, autoridades e representantes de organizações sociais e da sociedade civil debateram assuntos ligados ao Terceiro Setor. Entre os participantes estavam, a gestora de projetos Élida Carneiro, a presidente do Observatório Social de Belo Horizonte, Leice Garcia, e o promotor de Justiça José Ourismar. A mediação ficou a cargo da especialista em Terceiro Setor Valda Maciel.

Élida iniciou o debate falando sobre participação social e experiências realizadas com famílias reassentadas no Vale do Jequitinhonha. Segundo ela, para fortalecer o processo participativo, é preciso utilizar algumas estratégias, como o uso de linguagem simples, a escuta ativa, o conhecimento da realidade trabalhada e o incentivo a lideranças jovens.
“A gente precisa encontrar formas de favorecer a participação das pessoas, e formar essas pessoas no processo participativo. Ninguém nasce participando, é uma construção”, ressaltou a gestora.
Em seguida, Leice Garcia propôs o seguinte questionamento: “Estamos construindo processos verdadeiramente participativos ou apenas cumprindo protocolos institucionais?”. Com base nessa pergunta, ela apresentou reflexões sobre cidadania, democracia e participação social, considerando desafios e traçando possíveis caminhos.
Ampliando o debate sobre participação social, o promotor de Justiça José Ourismar relacionou o conceito com questões jurídicas. “O direito deve se abrir à sociedade civil quando ela vier com uma pauta,”, afirmou. Segundo ele, a participação social é um instrumento para se conseguir algo e para efetivação de direitos.
Com a participação do público, o Ciclo de Fomento é um espaço de aprendizado e troca de experiências entre o meio institucional e as organizações da sociedade civil.
