Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CAO-DCA), de Defesa da Educação (Caoeduc) e do Centro Estadual de Apoio às Vítimas (Casa Lilian), apresentou a proposta da Semana Escolar de Prevenção à Violência Doméstica contra a Mulher durante a 17ª Reunião Ordinária da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Belo Horizonte, realizada em 3 de julho de 2025, no Plenário Helvécio Arantes.

Durante a sessão, promovida por meio do Requerimento de Comissão nº 2451/2025, de autoria da vereadora Luiza Dulci, o MPMG iniciativa que integra o projeto "Por Dentro do MP" e tem como objetivo sensibilizar e orientar estudantes sobre a violência de gênero, promovendo o conhecimento de seus direitos e os caminhos para buscar ajuda em situações de risco.

A promotora de Justiça Denise Guerzoni, coordenadora do CAO-VD, representou o Ministério Público e destacou a importância da abordagem preventiva no ambiente escolar. A ação busca fomentar o debate sobre relações saudáveis, igualdade de gênero e o papel das instituições no enfrentamento à violência doméstica, além de contribuir para a construção de um ambiente seguro entre os jovens.

Na ocasião, foi solicitado o apoio da Câmara Municipal para a articulação com a rede municipal de ensino, especialmente na seleção de escolas que poderão integrar a fase piloto do projeto, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e segura para meninas e mulheres.

A reunião teve como propósito o compartilhamento de conhecimentos e práticas voltadas à qualificação das ações de enfrentamento à violência de gênero, envolvendo instituições públicas, setor privado, terceiro setor e movimentos sociais. Também participaram da sessão Ivone Nicolao, representante do Instituto Mulheres Amadas, e a advogada e professora Ana Evangelista, representante do Indômitas Coletivo Feminista, reforçando o compromisso coletivo no combate à violência contra a mulher.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo