Notícias - Defesa dos AnimaisMPMG promove seminário anual de defesa dos animais com o tema: 'Ameaças, conflitos e conservação da fauna'
Evento foi aberto a integrantes do MPMG e ao público externo, e a programação contou com diversas palestras que trataram sobre proteção da biodiversidade e sustentabilidade ambiental. iniciativa contou com a parceria do Conselho Regional de Biologia da Quarta região (CRBio- 04)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda), realizou nesta sexta-feira, 24 de outubro, o “Seminário Anual de Defesa dos Animais”. O evento contou com a parceria do Conselho Regional de Biologia da Quarta região (CRBio- 04). Com o tema "Ameaças, conflitos e conservação da fauna", o encontro buscou capacitar e sensibilizar atores estratégicos sobre os desafios contemporâneos na conservação e no manejo da fauna silvestre, integrando conhecimentos científicos, jurídicos e socioambientais.
À frente da Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda), a promotora de Justiça Luciana Imaculada, comentou sobre o intuito do Seminário: “Esperamos que, com a realização de debates e diálogos, possamos apreender aquilo que está posto na ciência e complementar o nosso conhecimento para atuar de forma mais efetiva em prol do meio ambiente”, declarou.

O evento foi aberto a integrantes do MPMG e ao público externo, e a programação contou com diversas palestras que trataram sobre proteção da biodiversidade e sustentabilidade ambiental. A palestra principal foi realizada pelo professor e biólogo Adriano Paglia, que ministrou o primeiro painel “Governança ambiental urbana: abordagens para minimização de conflitos com fauna silvestre”.
De acordo com o professor, a iniciativa “é excelente e traz o debate para fora da academia, para fora do movimento ambientalista”. Durante a palestra, o biólogo chamou atenção para o estabelecimento de políticas públicas para conter perda de habitat, desmatamento e supressão de vegetação.

“Acredito em uma sociedade brasileira que protege, que defende, que preocupa com biodiversidade”, ressaltou Adriano.
Para garantir a proteção da sociedade, do meio ambiente e da fauna, ainda existem muitos desafios, assim como comenta Carlos Frederico Loiola, presidente do CRBio-04. “Precisamos capacitar as instituições e os profissionais envolvidos nessa área para levar uma educação ambiental de qualidade para toda a sociedade”.

Programação
A programação também contou com as seguintes palestras: “Manejo ético de capivaras na Lagoa da Pampulha”, ministrada pela procuradora de Justiça Lilian Moreira; “Projeto SOS Silvestres: resgate de animais silvestres em ambientes urbanos”, apresentado por Carolina Ribeiro; “Conservação e manejo de fauna silvestre em áreas urbanas”, pela professora Camila Palhares; “Projeto Quanti Fauna: valoração de danos associados ao tráfico de animais silvestres”, por Paula Vidolin.
No segundo painel, sobre o tema “Cães e gatos em áreas protegidas: desafios e soluções para a conservação da biodiversidade e o bem-estar animal”, as palestras seguiram com “Aspectos jurídicos relacionados à presença de animais domésticos em unidades de conservação da natureza”, apresentado pelo promotor de Justiça, Domingos Ventura; “Cão doméstico em espaços ambientalmente protegidos e seus impactos na conservação dos habitats”, pela bióloga Ana Maria de Oliveira; “Cão doméstico como espécie invasora em espaços protegidos: a importância da abordagem multidisciplinar na proposição de medidas mitigadoras”, pela professora Rita de Cássia Bianchi; “Aspectos do uso do hábitat por mamíferos carnívoros na RMBH e suas relações com ambientes periurbanos”, por Joaquim de Araújo.
No terceiro e último painel, “Avaliação de impactos sobre a biodiversidade faunística em processos de licenciamento de grandes empreendimentos”, foram apresentados os seguintes temas “O licenciamento ambiental como instrumento de proteção à fauna”, ministrado pela promotora de Justiça Carolina Mendonça; “Metodologias para inventário de fauna como subsídio nos processos de licenciamento ambiental”, por Fabiano Rodrigues; “Avaliação de inventários faunísticos nos processos de licenciamento ambiental e outras autorizações” pela analista Janaina Batista; e “Reflexões sobre a avaliação de impactos ambientais da fauna no licenciamento de grandes empreendimentos” por Luciana Kamino.

O evento foi transmitido pela TV MP. Clique aqui para assistir.
