Notícias - Habitação e UrbanismoMPMG promove reunião em Manga após temporal que deixou 150 pessoas desalojadas
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou nesta quinta-feira, 4 de dezembro, em Manga, no norte do estado, reunião com o prefeito do município, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar e o secretariado municipal, com o objetivo de acompanhar as ações que estão sendo articuladas após as fortes chuvas que atingiram o município no dia 27 de novembro e causaram inundação, deixando 150 pessoas desalojadas.

A reunião é uma das medidas adotadas no contexto do procedimento administrativo de acompanhamento de políticas públicas instaurado pelo MPMG no dia 28 de novembro, que visa fiscalizar e acompanhar as ações emergenciais adotadas pelo município de Manga e verificar a existência, adequação e efetividade de políticas públicas municipais voltadas à prevenção e à resposta a desastres naturais.
Na reunião, as autoridades municipais informaram que os cidadãos desabrigados estão provisoriamente acomodados num hotel e em uma creche municipal. Estão sendo disponibilizados auxílio-aluguel, kits de higiene, colchões e cobertores. A Defesa Civil apontou que houve evacuação de áreas de risco, de modo que, atualmente, não há famílias em locais com possibilidade de alagamento e desmoronamento. Os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros afirmaram que as corporações prestam apoio nas ações de acautelamento, como isolamento de áreas de risco e monitoramento meteorológico.

O promotor de Justiça em exercício na comarca de Manga, Lucas Eduardo de Lara Ataide, que também se reuniu com o secretário nacional de Defesa Civil, ponderou sobre a importância da atualização do plano municipal de contingência e ressaltou a necessidade das medidas de prevenção, de modo a evitar novas inundações e prejuízos à população. Conforme o promotor, "a prioridade, nesse momento, é o reestabelecimento da cidadania dos afetados, sem prejuízo da apuração das responsabilidades do caso".
