Início do conteúdo

O objetivo do programa é reduzir a fraude e a corrupção no Brasil, levar conhecimento aos gestores, orientando-os na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou, nesta quarta-feira (23/06), do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) em Minas, realizado pela Rede de Controle e Combate à Corrupção em MG (Arcco-MG). Em decorrência do isolamento da Covid-19, o evento foi online, transmitido no canal do Youtube do Tribunal de Contas da União. A ação teve como objetivo divulgar o PNPC no Estado de Minas Gerais e fornecer orientações técnicas sobre a plataforma de autosserviço e prevenção, ferramenta que será utilizada para aqueles que aderirem ao programa.

Durante a abertura, o procurador-geral adjunto institucional de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, lembrou sobre as dificuldades encontradas no passado, quando o assunto girava em torno das atividades de combate à corrupção. “Desde que começamos os contatos com o Tribunal de Contas, conseguimos estabelecer parcerias importantes que evoluíram bastante. Isso se desenvolveu nas gestões seguintes de forma que a relação entre o MPMG, o TC e o Ministério Público de Contas se solidificou e este evento é mais um passo neste caminho muito caro ao MPMG. Estamos à disposição para continuar participando de todos os programas que envolvam esta matéria”, enfatiza.

A Coordenadora da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção de Minas Gerais e Superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Simone Reis, apresentou o programa. “O principal objetivo é reduzir a fraude e corrupção no Brasil, a patamares similares aos países desenvolvidos, levando conhecimento aos gestores, orientando-os na promoção de uma administração pública com elevados padrões de integridade”, explica.

A Arcco-MG é composta por representantes do Ministério Público do Estado (MPMG), da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG), do Ministério Público Federal (MPF), da Receita Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte.

 

Participaram do evento:

O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro José Alves Viana; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus Filho; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador José Flávio de Almeida e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda.  

 

Ministério Público de Minas Gerais
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
23/06/2021

Final do conteúdo