Notícias - InstitucionalMPMG participa de reunião de trabalho das Nações Unidas em Viena
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), participará, nos dias 9, 10 e 11 de junho, de uma reunião de trabalho do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), em Viena, na Áutria.
O coordenador da Copli, promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, é quem representará a instituição no encontro, que tem por objetivo contribuir para a elaboração de um documento sobre Práticas de Comunicação Efetivas para a Prevenção de Fraudes.
A reunião contará com a presença de autoridades e especialistas de diversas partes do mundo que se destacam na implementação de boas práticas para a prevenção de fraudes. O convite feito ao coordenador da Copli se deve aos resultados significativos do projeto “Chegando Junto”, desenvolvido e implementado pela Coordenadoria.
Ao utilizar a estratégia de impulsionamento de anúncios antifraude em buscas realizadas no Google, a iniciativa já veiculou mais de um milhão de anúncios institucionais antifraude. Além disso, foram distribuídas quase 100 mil cartilhas de prevenção a golpes para cidadãos em todo o estado, com um custo de apenas R$0,43 por cartilha, no momento em que o cidadão realiza uma pesquisa na internet e pode estar sujeito a uma decisão potencialmente prejudicial.
Conforme Rafael Henrique, a relevância da atuação preventiva do MPMG no combate a golpes já vem recebendo atenção internacional desde 2023, com convites para apresentação do projeto em conferências internacionais promovidas pela Global Anti-Scam Alliance. O promotor de Justiça também já participou de outras duas reuniões de trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado. “O reconhecimento da ONU reforça ainda mais a posição de vanguarda do MPMG em relação ao tema, assim como o comprometimento institucional com uma atuação cada vez mais inovadora, resolutiva e efetiva”, afirma o promotor.