Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou nesta quinta-feira, 7 de agosto, da inauguração da obra de pavimentação de um trecho de 45km da rodovia MG-060 que liga os municípios de Papagaios e Pompéu, no Centro-Oeste de Minas. A intervenção custou cerca de R$ 130 milhões.  

Atingidos_NOTICIA01.png

Os recursos para o asfaltamento vieram do Anexo I.3 do acordo judicial para reparação dos efeitos socioeconômicos do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. A tragédia, ocorrida em 2019, deixou 272 pessoas mortas e despejou milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na bacia do Rio Paraopeba.  

O Anexo I.3 contempla 25 municípios da Bacia do Paraopeba atingidos pelo desastre. Para essas localidades, estão sendo destinados cerca de R$2,5 em investimentos, incluindo obras em oito rodovias. As intervenções foram escolhidas a partir de consulta popular, em 2021, com a participação de mais de 10 mil pessoas. 

Atingidos_NOTICIA03.png

Representando o procurador-geral de Justiça de Minas, Paulo de Tarso Morais Filho, participou da inauguração do trecho pavimentado da MG-060 a promotora de Justiça Shirley Machado de Oliveira, coordenadora adjunta do Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard). 

“A entrega dessa pavimentação é um passo concreto na execução do acordo judicial. É um pleito estabelecido como prioridade pela população atingida pelo rompimento das barragens. E o financiamento da obra foi feito com recursos do acordo judicial destinados a políticas públicas”, disse Shirley Machado.    

São compromitentes do Acordo Judicial de Brumadinho o Estado de Minas Gerais, o MPMG, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo