Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e da Promotoria de Justiça de Combate à Violência contra a Mulher da Capital, vem participando ativamente da implementação da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Belo Horizonte. O equipamento, com inauguração prevista para o segundo semestre deste ano, reunirá, em um único espaço, serviços especializados de atendimento a mulheres em situação de violência.

BH - implantacao Casa da Mulher _1_.jpeg

A instituição integra o Colegiado Gestor da CMB e está presente em todos os Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis pela elaboração dos fluxos, protocolos, definições estruturais e articulações necessárias ao funcionamento do equipamento. No dia 16 de janeiro, o MPMG participou da primeira reunião do ano do GT Metodologia, Fluxos e Procedimentos Técnicos, com a presença das promotoras de Justiça Denise Guerzoni, coordenadora do CAO-VD, e Patrícia Habkouk, da Promotoria de Justiça de Combate à Violência contra a Mulher da Capital, além da assessora Sandra Maria Flores. Durante o encontro, foram apresentados os fluxogramas e protocolos de atendimento que orientarão o trabalho das equipes na futura Casa.

Representantes do MPMG também realizaram visita técnica à obra em 23 de outubro de 2025, ocasião em que acompanharam o andamento da construção do edifício, que terá cerca de 3 mil metros quadrados e abrigará serviços judiciais, de segurança pública, assistência social, saúde e acolhimento.

BH - implantacao Casa da Mulher _2_.jpeg

Segundo a coordenadora do CAO-VD, Denise Guerzoni, "este equipamento constitui um marco no enfrentamento à violência contra as mulheres ao articular serviços públicos de diversos níveis, União, Estados e Municípios, em um projeto coletivo das áreas de segurança pública, assistência social e saúde integradas com Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais setores. A gestão da Casa da Mulher Brasileira será realizada por meio de um colegiado gestor, que trabalhará em um sistema de corresponsabilidades".

A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do programa Mulher Viver sem Violência, coordenado pelo Ministério das Mulheres. A iniciativa está alinhada à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que estabelece a integração do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública com áreas como segurança, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação. Segundo dados do Ministério das Mulheres, atualmente há dez Casas em funcionamento no país e outras 27 estão em fase de implementação.

Após a inauguração da unidade na capital mineira, que ficará na rua Álvares da Silva, no bairro União, a Prefeitura de Belo Horizonte será responsável pela gestão, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos.
Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo