Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CAO-VD), firmou duas novas parcerias para ampliar o alcance da campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio, lançada em março. 

A primeira foi celebrada com o grupo Multiplan, responsável por shoppings de Minas Gerais, como o BH Shopping, o Diamond Mall e o Pátio Savassi, localizados na capital mineira. Desde esta quarta-feira, 17 de dezembro, mídias da campanha estão sendo veiculadas em totens e telas de estabelecimentos pertencentes ao grupo, para alertar a população sobre a importância de relações igualitárias e da prevenção da violência contra meninas e mulheres. 

CAOVD_NOTICIA02.png

A parceria é fruto da adesão do MPMG ao Pacto Ninguém se Cala, iniciativa do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que une Estado e sociedade civil pelo fim da violência e do assédio contra mulheres em espaços de grande circulação, como restaurantes, bares, arenas esportivas e centros comerciais. 

CAOVD_NOTICIA01.png

No mês de novembro, durante seminário do Pacto Ninguém se Cala, realizado em São Paulo, o CAO-VD iniciou as tratativas com o grupo Multiplan. A promotora de Justiça Denise Guerzoni, coordenadora do órgão, conversou com a diretora adjunta de Compliance e Auditoria do grupo, Denise Provasi Vaz, que manifestou o interesse na parceria. 

Denise Guerzoni ressalta que a ação é estratégica neste período de festas, quando há maior circulação de pessoas. “Estamos atravessando um momento muito sério de enfrentamento aos crimes de feminicídio em todo o país. Com o simples acesso ao QR Code exibido na mídia, a vítima terá na tela do celular informações sobre justiça, segurança, saúde e assistência social, com todos os canais disponíveis”, afirmou. 

CAOVD_NOTICIA03.png

Mais proteção 

A segunda parceria firmada pelo CAO-VD nesta semana diz respeito à adesão à campanha Cartão Vermelho ao Feminicídio pelo Governo de Minas, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).  

Conforme pactuado, a campanha será veiculada nos torneios juvenis estaduais, que ocorrerão em janeiro de 2026, em 36 pontos escolhidos pela Supec, garantindo a circulação de informações protetivas às mulheres por meio da mídia e do QR Code para acesso direto à cartilha. 

A subsecretária da Supec, Cristiana Dornas, ressaltou a importância da iniciativa. “A campanha Cartão Vermelho contra o Feminicídio leva uma mensagem clara e potente de proteção à vida das mulheres por meio do esporte. Da mesma forma, as oficinas do Programa Fica Vivo! utilizam o esporte como instrumento de promoção da vida, possibilitando ocupação saudável, segura e alegre dos mais de 200 territórios atendidos pela política de prevenção social à criminalidade. O esporte é a nossa linguagem comum. E nenhum território é verdadeiramente seguro se mulheres e meninas não estiverem seguras”, afirmou. 

Segundo Denise Guerzoni, “as parcerias ampliam a proteção e reafirmam o compromisso do MPMG com uma Minas que prospera, com vida, dignidade e segurança para todas e todos”. 

Acesse a cartilha da campanha 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo