Notícias - InstitucionalMPMG lança podcast Meu Ambiente em parceria com a Rádio Itatiaia
Acordo de Cooperação Técnica foi assinado com interveniência do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Patrimônio Histórico e Cultural (Caoma), lançou na manhã desta quinta-feira, 10, o podcast Meu Ambiente, em parceria com a Rádio Itatiaia. Durante a cerimônia de lançamento, realizada na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre as partes com duração prevista de 60 meses.

O primeiro episódio teve a participação da jornalista Patrícia Diou (apresentadora), do procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, da jornalista e escritora Daniela Arbex e de Alexandra Andrade, representante da Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum). O tema da conversa foi Tragédias em Brumadinho e Mariana: muito além da lama.
Primeiro episódio
Acordo de Cooperação Técnica
O acordo prevê a mútua cooperação e a conjugação de esforços entre MPMG e Itatiaia para promover projetos que possibilitem contribuir, de forma efetiva, para o aperfeiçoamento da atuação do Ministério Público na defesa do meio Ambiente, especialmente a produção e divulgação de videocasts e podcasts com foco na temática ambiental. A divulgação será por meio de entrevistas com pautas ambientais, abordando a atuação institucional, com a participação de convidados de renome nacional e internacional, de membros do MPMG e de integrantes da Itatiaia na condução da entrevista, a serem gravados nos estúdios da Rádio Itatiaia ou do MPMG.
Acesse aqui a íntegra do ACT.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, que por questões de agenda não compareceu ao lançamento, destacou, por meio de um vídeo, que o podcast, trabalhado inteligentemente pela equipe do Caoma com a Rádio Itatiaia, certamente será um instrumento importante para levar à população as ideias, o trabalho e tudo aquilo que o MPMG tem feito para a sociedade
Jarbas Soares, agradeceu a direção da emissora e as pessoas do MPMG envolvidas com a produção do podcast. “Que tenhamos muitos episódios, que possamos conversar muito com a população, porque o interesse do MPMG é ser o mais transparente possível”, ressalta.

Sobre a parceria com o MPMG, o presidente da Rádio Itatiaia, Diogo Gonçalves, afirma que existe a expectativa para outros episódios, inclusive de outras áreas de atuação do Ministério Público. “É super-relevante, pois tudo o que importa para Minas Gerais a Itatiaia tem que estar presente. Somos focados na prestação de serviços à comunidade, como também na educação. Então, entendemos que essa parceria vem para educar e para informar sobre um assunto tão relevante para mim, para você, para as nossas famílias. O tema meio ambiente é do presente e para o futuro”, ressalta Diogo.

O coordenador do Caoma, promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, explica que “o objetivo dessa parceria e o propósito desse podcast, inspirado em outros, inclusive do MPMG, é falar de meio ambiente, mas não necessariamente de direito ambiental ou de ações civis públicas. Nós queremos é levar a temática ambiental para falar com o cidadão comum, para que o mineiro possa discutir temas relevantes, falar de sustentabilidade, de preservação de água, de florestas entre outros”, esclarece Carlos Eduardo.
