Início do conteúdo

A ferramenta vai proporcionar acesso rápido a evidências e informações estratégicas para a defesa do direito à educação em Minas Gerais.

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lançou nesta quinta-feira, 3 de julho, o Panorama da Educação MPMG, uma ferramenta para centralizar e organizar dados educacionais de múltiplas fontes oficiais. A iniciativa busca proporcionar aos promotores de Justiça acesso rápido a evidências e informações estratégicas para a defesa do direito à educação em Minas Gerais. 

NOTICIA03_lancamento_proj_panorama_educacao_EricBezerraIMG_4576.jpg

A ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ) em parceria com a Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli). Segundo a coordenadora do CAO-Educ, Giselle Ribeiro de Oliveira, o Panorama da Educação MPMG surge da necessidade de ter em uma ferramenta informação útil, tratada e contextualizada para atuação ministerial. “A plataforma reúne e organiza informações provenientes de mais de 10 bases oficiais”, disse. 

“A partir de hoje temos em mãos uma ferramenta que nos permitirá ser ainda mais eficazes na garantia do direito fundamental à educação. E que possamos usá-la com determinação na busca por mais justiça social”, afirmou Giselle Ribeiro.  

NOTICIA04_lancamento_proj_panorama_educacao_EricBezerraIMG_4596.jpg

Em seguida, o coordenador da Copli, Rafael Martins Fernandes, destacou a importância de o Ministério Público ser uma instituição cada vez mais estratégica, integrada e com uma gestão orientada a dados. E a ferramenta, segundo ele, vai impulsionar ainda mais a entrega de resultados do Ministério Público à sociedade. 

Depois foi a vez do procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Hugo Barros de Moura Lima, representando o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, falar sobre a importância da plataforma. “Em última análise, ela vai ajudar a melhorar a vidas de pessoas, de famílias, e o futuro de um país”, disse. Segundo ele, a plataforma servirá para, a partir de um banco de dados estruturado, intensificar a atuação dos promotores de Justiça na defesa da educação.    

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo