Notícias - Violência DomésticaMPMG inicia campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”
O período da campanha começa no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e termina no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 18ª Promotoria de Justiça de Combate à Violência contra a Mulher, oficializou nesta quarta-feira, 19 de novembro, o início da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”. A ocasião contou com a presença promotores de Justiça, servidores e outros integrantes do MPMG.

A discussão sobre o tema ganha destaque no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, também conhecido como Dia Laranja. A iniciativa é promovida pela ONU Mulheres e integra o “Novembro Laranja”, movimento internacional de conscientização e enfrentamento da violência de gênero.
Nesta data, o mundo todo inicia os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que se encerrará em 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos. No Brasil, a campanha tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, somando 21 dias de ativismo.
A escolha do dia de início da campanha tem uma explicação, assim como esclarece a promotora de Justiça Patrícia Habkouk. “Começa no dia 20, justamente por conta da questão do racismo, uma realidade presente na vida de mulheres negras, que muitas vezes não obtêm a proteção adequada do Estado”.
Ao longo da campanha, serão realizadas palestras, encontros e reuniões. “Hoje é um dia simbólico para marcar o nosso compromisso com o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas”, ressaltou Patrícia.
Como denunciar
Se você sofre ou conhece alguma mulher que esteja sofrendo qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, não se cale. Denunciar é o primeiro passo para quebrar o ciclo da agressão e garantir proteção à vítima.
Disque 127, um canal gratuito e sigiloso do MPMG para receber denúncias e orientações.
