Notícias - InstitucionalMPMG inaugura novas sedes em Lagoa Santa e Ribeirão das Neves
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou quinta-feira, 23 de outubro, duas novas sedes no interior do estado, reforçando seu compromisso com a sociedade e a defesa do Estado de Direito. Em Lagoa Santa, foi entregue a sede própria das Promotorias de Justiça, enquanto em Ribeirão das Neves foi inaugurada uma sede temporária, voltada a atender às demandas locais.

Em Lagoa Santa, o promotor de Justiça e coordenador da comarca, Rodrigo Maggi, destacou o crescimento econômico e populacional da cidade. Segundo ele, está em construção na entrada do município um shopping que será um dos maiores da América Latina, acompanhado de dois edifícios de 52 andares — as chamadas World Trade Center, que servirão como centro de convenções.
“Todo esse desenvolvimento tem atraído muita gente para a cidade e, com o aumento da população, os problemas sociais se agigantam, assim como os desafios ambientais, de consumo e de patrimônio público”, afirmou Maggi. Ele ressaltou que a inauguração da sede própria é um passo importante para acompanhar esse crescimento, oferecendo melhores condições de atendimento à população e acolhendo seus anseios.

A nova unidade está localizada no bairro Lundcea. O edifício tem dois pavimentos, com área total de 405 m². O espaço comporta recepção com sala de espera, sala de atendimento sensível, secretaria única, uma sala de reuniões, quatro gabinetes, quatro salas de apoio, uma sala extra, um arquivo, copa, quatro sanitários acessíveis e dois sanitários coletivos.
Durante seu discurso, Maggi enfatizou que a nova sede representa mais do que um espaço físico: é um ambiente de acolhimento, diálogo e transparência, destinado à atuação firme em defesa do meio ambiente, do patrimônio público, da infância, da mulher, do idoso e de todos que necessitam da proteção da lei.
Ribeirão das Neves
Em Ribeirão das Neves, município com cerca de 330 mil habitantes, o MPMG inaugurou uma sede temporária devido à complexidade social da região. A cidade abriga seis unidades prisionais, incluindo a Penitenciária Agrícola de Neves e o Complexo Penitenciário Público-Privado, que juntos concentram aproximadamente 10 mil detentos — a maior população carcerária do estado.
O promotor de Justiça e coordenador da comarca, Henrique Macedo, destacou os imensos desafios sociais enfrentados pela população local e a necessidade de reforçar a presença institucional do Ministério Público. “A sede em um único endereço, além de aumentar a otimização e eficiência do trabalho em sinergia entre as Promotorias de Justiça, facilita muito o acesso da população que diariamente busca o MPMG para defesa dos direitos à saúde, educação e proteção de idosos, crianças e adolescentes”, afirmou.
A unidade temporária em Ribeirão das Neves está localizada no bairro Status em um edifício de três pavimentos, com área total de 1.010 m². O atendimento à população acontece no térreo que abriga a recepção com sala de espera, sala de atendimento sensível, secretaria única, sala multiuso, sala de reuniões grande, refeitório e arquivo. O espaço ainda tem dez gabinetes, duas salas de atendimento, duas salas de reuniões menores e 13 sanitários, sendo três acessíveis.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, as inaugurações refletem a estratégia do MPMG de expandir sua atuação, proporcionando espaços adequados para o trabalho dos promotores e servidores, além de fortalecer o diálogo com a comunidade e órgãos públicos locais.
“Essas inaugurações representam nosso compromisso em estar mais próximo da sociedade, oferecendo espaços adequados para o exercício de nossas funções e para o atendimento às demandas da população. Essas ações reafirmam o papel do MPMG como defensor da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, afirmou.
Promotorias de Justiça de Lagoa Santa
Endereço: Avenida Portugal, 245 – Bairro Lundcea
Promotorias de Justiça de Ribeirão das Neves
Endereço: Rua João Lélio Nogueira Filho, 2.174 – Bairro Status
