Notícias - InstitucionalMPMG firma parceria com a TV Banqueta, de Nova Lima, para ampliar divulgação de ações institucionais
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) firmou parceria com a TV Comunitária Banqueta, de Nova Lima, com o objetivo de ampliar a divulgação das ações institucionais, fortalecer a transparência e aproximar ainda mais o cidadão do trabalho desenvolvido pela instituição. A cooperação permite que conteúdos produzidos pelo MPMG, como entrevistas, reportagens e campanhas, passem a integrar a programação da emissora, veiculada pelo canal 6 da NET/Claro, além do Youtube e redes sociais, com alcance em Belo Horizonte e Nova Lima.

A iniciativa busca dar visibilidade às ações do Ministério Público relacionadas à defesa dos direitos fundamentais, à promoção da cidadania e ao combate a ilegalidades, utilizando um veículo de comunicação com forte inserção comunitária. A TV Banqueta tem sua programação voltada à valorização da população local, oferecendo espaço para pautas sociais, denúncias e iniciativas que, muitas vezes, não encontram visibilidade na mídia tradicional.
A parceria foi formalizada em evento realizado na última sexta-feira, 6 de fevereiro, na sede das Promotorias de Justiça de Nova Lima. O termo foi assinado pela promotora de Justiça Cláudia Ignez, pelo coordenador da Diretoria de Conteúdo Jornalístico do MPMG, André Lana, e pelo diretor-presidente da Associação das Entidades Usuárias de Canal Comunitário de Nova Lima/TV Banqueta, Frederico Sarti Mendes.
Para Frederico Sarti, a parceria reforça o papel social da emissora e amplia o alcance do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público. “Esse termo vai fazer com que todo o conteúdo produzido pelo Ministério Público, como suas ações e trabalhos, seja divulgado na programação da TV Banqueta. Nossa grade é voltada à comunidade, para dar vez e voz à população, inclusive àquelas pessoas que muitas vezes não têm oportunidade de denunciar, reclamar ou mostrar seu trabalho em uma emissora de TV. Ao colocar as ações do Ministério Público na nossa programação, tornamos a emissora ainda mais dinâmica e contribuímos diretamente para ajudar a população”, destacou.

Já Cláudia Ignez ressaltou que a pactuação representa um compromisso com a comunicação responsável, especialmente em um ano eleitoral. “Hoje celebramos um pacto pela comunicação, pela transparência e pela ética. A TV comunitária Banqueta passa a integrar esse esforço de divulgação dos trabalhos do Ministério Público, das ações de proteção ao cidadão e da denúncia de ilegalidades, irregularidades e crimes. A imprensa séria e ética é fundamental para que o cidadão tenha confiança de que sua denúncia será bem encaminhada, e essa parceria fortalece ainda mais esse trabalho desenvolvido pelo Ministério Público”, afirmou.
Também estiveram presentes ao evento a vice-prefeita de Nova Lima, Cissa Caroline; a presidente da OAB Nova Lima, Fernanda Otero; os vereadores de Nova Lima Adilson Moraes Braga, Anísio Clemente Filho, Danúbio Machado, Ismael Soares da Cruz, Alison Henrique e Vilmara Matos; a vereadora de Rio Acima, Natália Oliveira; o comandante da Guarda Civil de Nova Lima, Odinei Antônio dos Santos; Melina Clemente, delegada especial de Polícia, representando a Polícia Civil de Minas Gerais, entre outras autoridades e convidados.
