Início do conteúdo

 

Nesta terça-feira, 29 de julho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) representou à Justiça, requerendo a decretação da prisão preventiva de um advogado de Unaí denunciado no âmbito da operação Caça Fantasmas, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no final de 2024, para apurar organização criminosa, com atuação interestadual, voltada à prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de capitais.  

O advogado já havia sido preso preventivamente, no dia 8 de maio, em um desdobramento da operação, após ser denunciado pelos crimes de tráfico de influência, embaraço a investigação envolvendo organização criminosa e crimes contra a honra do delegado responsável pelo caso. 

No dia 5 de junho, o advogado foi solto mediante a concessão de habeas corpus, com imposição de medidas cautelares diversas da prisão. Contudo, no último dia 27, foi preso em flagrante por lesão corporal e embriaguez ao volante, sendo novamente solto após o pagamento de fiança.

Na representação, o MPMG alega que o denunciado, em liberdade provisória há menos de dois meses, já se envolveu em novos ilícitos penais, não demonstrando a mínima disposição ao convívio social ordeiro e ao compromisso com a Justiça. "O comportamento desviado do denunciado, extraído de dados objetivos (nova prisão em flagrante, reincidência e gravidade dos fatos imputados na ação penal), demonstra a total insuficiência das medidas cautelares diversas da prisão impostas", aponta. Por fim, argumenta que permanecem válidos todos os fundamentos da decisão que decretou a prisão preventiva anterior.

Diante disso, foi requerida nova decretação de prisão preventiva, "por ser a única medida suficiente ao resguardo da ordem pública e que possa garantir a aplicação da lei penal". Ainda não há decisão sobre o pedido.

Processo nº 5003714-91.2025.8.13.0704

Leia também

08/05/25 - Operação Caça Fantasma: Gaeco realiza prisão de advogado em Unaí

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais 

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo