Notícias - InstitucionalMPMG empossa quatro novos procuradores de Justiça
Os novos procuradores de Justiça são Carlos Augusto Gomes Braga, José Aparecido Gomes Rodrigues, José Carlos Fernandes Júnior e Lúcio Flávio de Faria e Silva
Quatro integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram empossados nesta sexta-feira, 31 de outubro, no cargo de procurador de Justiça. A cerimônia ocorreu em sessão solene da Câmara de Procuradores de Justiça, no salão azul da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte.
Os novos procuradores de Justiça são Carlos Augusto Gomes Braga, José Aparecido Gomes Rodrigues, José Carlos Fernandes Júnior e Lúcio Flávio de Faria e Silva. Após tomarem posse, os quatro receberam a Medalha do Mérito do Ministério Público Francisco José Lins do Rego Santos.
Além de integrantes do MPMG, participaram da cerimônia amigos e parentes dos empossados, autoridades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), das polícias Militar e Civil, entre outras.

A saudação aos empossados foi feita pelo procurador de Justiça Marcos Vinícius Barbosa. Ele destacou as qualidades pessoais e profissionais dos novos integrantes da segunda instância do Ministério Público. Falou sobre a trajetória institucional e os desafios enfrentados. “É com a posse e exercício de novos procuradores de Justiça que o Ministério Público renova e reforça a sua atuação”, afirmou.
Em seguida, falou o procurador de Justiça José Carlos Fernandes Júnior em nome dos empossados. Ele destacou algumas características que oconsidera importantes na atuação institucional. “É preciso agir com firmeza, mas também com equilíbrio. Aplicar a lei, mas sem perder de vista a humanidade”, afirmou.
De acordo com o novo procurador de Justiça, o verdadeiro senso de Justiça está no agir com discernimento, dando alma à lei, combatendo o erro, mas tentando entender o humano e tendo a empatia e a prudência como aliadas.
Já o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, disse que aquele “momento representa não apenas o progresso na trajetória profissional, mas também o reconhecimento pelos anos de compromisso e serviço à sociedade. Cada um com sua história singular e inspiradora desempenhou um papel importante no fortalecimento do Ministério Público e na promoção da Justiça em nosso estado”.
Compuseram a mesa solene, além do procurador-geral de Justiça, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; a desembargadora Shirley Fenzi Bertão, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Corrêa Júnior; o presidente do TCE, Durval Ângelo; a defensora pública Ana Luiza da Rocha, representando a defensora pública-geral, Raquel Costa Dias; e a 1ª vice-presidente da AMMP, Luz Maria Romanelli de Castro
CURRÍCULO
Carlos Augusto Gomes Braga
Ingresso no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em 1993. Atuou nas comarcas de Santa Maria do Suaçuí, Perdões, Barão de Cocais, Contagem e Belo Horizonte. Atualmente exercia suas funções na Promotoria de Justiça de Falências e Recuperações Judiciais da Capital.
José Aparecido Gomes Rodrigues
Tomou posse em 1992. Atuou em São Francisco, Bocaiuva, Taiobeiras, Coração de Jesus, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia. Foi coordenador de Meio Ambiente, de Defesa da Criança e do Adolescente e do Patrimônio Público do Norte de Minas e do Triângulo Mineiro, da Bacia do Rio São Francisco e interinamente do CAO Meio Ambiente. Integrou o Gaeco Montes Claros.
José Carlos Fernandes Júnior
Tomou posse em 1991. Atuou em Itapagipe, Itamogi, Ibiá, Pará de Minas e Uberaba. Foi coordenador Regional de Patrimônio Público e do Gaeco de Uberaba. Integrou o Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Gepp). Foi secretário-geral e coordenador do CAO Patrimônio Público (CAO-PP).
Lúcio Flávio de Faria e Silva
Ingressou no Ministério Público de Minas Gerais em 1990. Exerceu suas atividades nas comarcas de Alto Rio Doce, Mercês, Barbacena, Campo Belo e Uberlândia e Belo Horizonte. Na capital, exerceu suas funções na 2ª Promotoria de Família, atuando perante a 5ª Vara de Família.

