Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, a Operação Carnaval 2026, voltada ao combate de organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas no município Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas.  

Realizada pela Promotoria de Justiça de Conceição do Rio Verde e pela Polícia Militar (6º Pelotão/16ª Cia PM Ind/6ª RPM), a ação cumpriu nove mandados de busca e apreensão, apreendeu quatro celulares, uma arma de fogo, quatro pés de maconha, balanças de precisão, cadernos de anotação, 40 pares de tênis contrabandeados, além de drogas (maconha e haxixe). A ação ainda resgatou um cão em situação de maus-tratos em imóvel utilizado para o tráfico. 

NOTICIA02_OP_Carnaval.png

A operação teve origem em denúncias anônimas que apontavam a existência de grupo criminoso estruturado, com divisão de tarefas, controle territorial e intimidação da comunidade local. De acordo com a apuração, a organização atuava nos bairros Nazaré, Vale do Ipê, Vale do Sol, Chácara das Rosas e Exposição. 

As investigações revelaram ainda que o grupo criminoso utilizava táticas de intimidação contra a comunidade, incluindo divulgação de mensagens com ameaças e referências à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 

As denúncias também apontaram introdução de entorpecentes em ambiente escolar, o que agravou a necessidade de intervenção estatal para proteção de crianças e adolescentes. 

NOTICIA04_OP_Carnaval.png

Com base na investigação, o promotor de Justiça Gabriel Rufino Galindo Campos Camargo Bandeira requereu ao Poder Judiciário a expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar, quebra de sigilo de dados e compartilhamento de provas, o que foi deferido pela Justiça de Conceição do Rio Verde. 

“Esta operação demonstra o compromisso do Ministério Público e das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade organizada e na proteção da comunidade. O trabalho integrado e fundamentado em elementos concretos é essencial para desarticular estruturas criminosas que ameaçam a paz social”, destacou o promotor de Justiça Gabriel Galindo. 

NOTICIA01_OP_Carnaval.png

A operação Carnaval 2026, segundo Galindo, integra as ações preventivas e repressivas de segurança pública realizadas no período de maior movimentação festiva, reforçando a atuação coordenada entre o MPMG e a PMMG. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo