Notícias - InstitucionalMPMG dá posse a membros eleitos para compor o Conselho Superior no biênio 2026/2027
Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, o Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reuniu-se em sessão solene para dar posse aos novos integrantes do Conselho Superior para o biênio 2026/2027.

Tomaram posse os procuradores de Justiça Denilson Feitoza Pacheco, Ivan Eleutério Campos, José Maria dos Santos Júnior, Luiz Henrique Acquaro Borsari e Rodrigo de Sousa Albuquerque. Impossibilitado de comparecer à solenidade, o conselheiro eleito Marco Antônio Borges tomará posse na sessão de abertura dos trabalhos do órgão colegiado.

Compuseram a mesa de honra o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, o corregedor-geral do MPMG eleito para o biênio 2026/2027, Mário Drummond da Rocha, o decano Márcio Heli de Andrade e a 2ª diretora administrativa da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), Fernanda Caram Monteiro.

A procuradora de Justiça Ana Luíza de Abreu Moreira saudou os empossados em nome do Colégio de Procuradores, destacando a vasta experiência dos conselheiros eleitos e citando a trajetória de cada um deles no Ministério Público.

Representando os novos integrantes do órgão colegiado, o procurador de Justiça Denilson Feitoza Pacheco agradeceu a colegas, familiares e amigos. Entre os temas a serem trabalhados ressaltou o papel do Conselho na promoção do uso responsável da inteligência artificial generativa na instituição, e sobre as formas de atuação falou da imperiosa necessidade de abertura a opiniões diversas e do real entendimento das pessoas. “Diferenças são saudáveis desde que haja abertura e pontes de diálogo. Diferentes e independentes, mas fortes na unidade”, concluiu.

Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, expressou seu reconhecimento pela dedicação e pela competência dos que deixam o Conselho e destacou o histórico funcional irretocável e a inestimável experiência dos conselheiros empossados. O procurador-geral lembrou ainda a importância da renovação, afirmando que o equilíbrio entre divergência e convergência é essencial para a vitalidade da instituição.
O Conselho Superior é um órgão colegiado do MPMG composto pelo procurador-geral de Justiça, que o preside, pelo corregedor-geral do MPMG e por nove procuradores de Justiça, no exercício de suas funções, eleitos por todos os integrantes da carreira, para mandato de dois anos, havendo renovação, a cada ano, alternadamente, de um terço e dois terços.

