Notícias - EducaçãoMPMG capacita profissionais para atuar na prevenção da violência escolar em Uberaba
Teve início na segunda-feira, 22 de setembro, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a terceira etapa presencial do "Projeto Com Viver". A iniciativa, liderada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), tem por objetivo capacitar profissionais da educação para atuarem na prevenção e no combate à violência nas escolas. Com duração de 30 horas, o curso se estende até sexta-feira.
Por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o MPMG tem papel de destaque na qualificação de profissionais e no desenvolvimento de estratégias para enfrentar a violência escolar. O projeto, lançado em 2024, busca ofertar informações e ferramentas para a atuação preventiva, disseminando conteúdos orientados pelo conceito de cultura de paz.
Em sua terceira etapa presencial, a iniciativa tem como público-alvo profissionais das redes de ensino estadual, municipal e privada do Triângulo Mineiro.
A atuação do Ministério Público na prevenção da violência escolar foi destacada pela promotora de Justiça Fernanda Fiorati, que está à frente da Coordenadoria Regional de Educação (CREDCA) do Triângulo Mineiro. "O Ministério Público não tem atuado apenas na repressão, mas tem buscado ser um parceiro para a prevenção, investindo em capacitação e qualificação para que possamos juntos construir um ambiente escolar mais seguro e pacífico", afirmou a coordenadora.
O curso presencial aborda temas como a identificação de comportamentos discriminatórios e extremistas, a análise histórica do nazismo e do antissemitismo, e estratégias de prevenção da violência. Além disso, a capacitação inclui tópicos práticos, como primeiros socorros para contenção de hemorragias.
O Projeto Com Viver já realizou duas etapas presenciais, e o curso, na plataforma virtual do MPMG, já certificou mais de mil profissionais.