Início do conteúdo

Agenda Colaborativa Mulheres 3S reúne eventos, campanhas, práticas inspiradoras, formações, marcos históricos, políticas públicas e mobilizações lideradas por mulheres

 

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS), está apoiando a Agenda Colaborativa Mulheres 3S, lançada com foco em igualdade de gênero e articulação do Terceiro Setor. 

Iniciativa do Movimento Mulheres 3S, a Agenda reúne eventos, campanhas, práticas inspiradoras, formações, marcos históricos, políticas públicas e mobilizações lideradas por mulheres atuantes no Terceiro Setor.  

Segundo a assessora do CAO-TS, do MPMG, e embaixadora do Movimento, Delânzia Junho, a Agenda Colaborativa é uma iniciativa inovadora que possibilita integrar ações de diversas instituições, com o objetivo de alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) da Organização das Nações Unidas (ONU), e fortalecer a atuação das mulheres no Terceiro Setor. 

A iniciativa pode ser acessada no site do movimento,onde também estão disponíveis o Manifesto, os projetos e o formulário de adesão.  

Agenda Mulheres 3S.png

No final de 2025, já está confirmado um encontro, no Ministério Público de Minas Gerais, para uma retrospectiva da Agenda Mulheres 3S e celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, data que encerra os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Para participar do evento, será preciso ter feito a adesão no site e participado das ações ao longo do ano. 

Participação ativa

No site, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), empresas e órgãos públicos podem somar forças e reconhecer que a igualdade de gênero é uma pauta de toda a sociedade.  

A agenda prevê mentorias sobre liderança feminina, palestras e formações sobre políticas públicas para mulheres, rodas de conversa sobre Economia do Cuidado, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento profissional e carreira no Terceiro Setor. 

As atividades, denominadas pelo Movimento como 'Ações 3S', protagonizadas pelas próprias organizações membro, serão realizadas durante o ano como uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e relacionamento entre as participantes, fortalecendo o mútuo compromisso com a equidade de gênero nas organizações em que atuam, envolvendo alianças intersetoriais, nas quais governo, empresas e OSC se integram para o desenvolvimento da pauta.

Fontes: CAO-TS e Movimento Mulheres 3S

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

Final do conteúdo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.