Notícias - Habitação e UrbanismoMPMG apoia criação de macro-mural que transforma paisagem e valoriza cultura em Nova Lima
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apoiou a criação do Macro-Mural do bairro Vila São Luiz, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, inaugurado no dia 28 de setembro. A obra, que pode ser vista do mirante do Espaço Cultural Piero Garzon Henrique, forma uma imensa serpente colorida nas fachadas de dezenas de casas, unindo arte, cultura e identidade local.
O projeto foi contemplado pela Plataforma Semente, banco de projetos socioambientais do MPMG, e realizado pelo Instituto Cura, com apoio do município. A iniciativa envolveu o Mahku (Movimento dos Artistas Huni Kuin) — grupo de artistas indígenas da Terra Indígena do Rio Jordão (AC) —, além de artistas nova-limenses, moradores, famílias e comerciantes do bairro.
A pintura, que remete a elementos da natureza e animais, foi feita entre julho e setembro.
A promotora de Justiça Cláudia de Oliveira Ignez, da 1ª Promotoria de Justiça de Nova Lima, ressaltou que o projeto vai além da estética. “O Macro-Mural é uma expressão coletiva que transforma o espaço urbano, fortalece a identidade cultural e movimenta o turismo e a economia local”.
Durante a celebração, o público participou de uma programação gratuita com dança de rua, batalha do conhecimento, roda de samba e show do rapper Djonga.