Início do conteúdo

O Ministério Público Itinerante (MPI) iniciou 2026 atendendo três municípios do Vale do Jequitinhonha. A caravana da cidadania esteve, semana passada, nas cidades de Salto da Divisa, Santo Antônio do Jacinto e Santa Maria do Salto. Este ano, o MPI passará por 59 municípios de todas as regiões de Minas Gerais. 

MPI em Salto da Divisa 03.02.2026

Ao todo, foram realizados 1.718 atendimentos e serviços, sendo 121 deles, exclusivamente pela Promotoria de Justiça Jacinto, que abarca os três municípios. A população dessas localidades também participou de reuniões sobre temas ligados a direito e cidadania.  

Em Salto da Divisa, participaram desses encontros 173 pessoas. Em Santo Antônio do Jacinto, foram 122. E em Santa Maria do Salto, 33 moradores tiveram a chance de conhecer e tirar dúvidas sobre os temas. Ao todo, foram 328 participantes. 

MPI de Santa Maria do Salto 05.02.2026

Para o promotor de Justiça Edvin Otto Filho, que realizou atendimento nos três municípios, a repercussão na comunidade foi muito positiva. “Foi um dia de cidadania, na expressão mais pura da palavra”, afirmou.  

Ele também destacou a sensação que teve enquanto atendia a população dos municípios. “Pude perceber nos olhos das pessoas que elas se sentiram acolhidas e ouvidas pelo MP e pelas instituições cooperadoras que estavam presentes”, concluiu. 

MPI em Santo Anto?nio do Jacinto 04.02.2026

As moradoras dessas localidades também tiveram a chance de participar de rodas de conversa com a equipe da Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).   

Os temas abordados no encontro foram direitos das mulheres, violência doméstica, tipos de violência e canais de denúncia. Na ocasião, foram doados absorventes às mulheres, numa campanha em favor da dignidade menstrual. 

NOTICIA07_IMG_2097.jpg.jpeg

A ação foi uma parceria da Ouvidoria do MPMG com Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).   

E o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) realizou a distribuição de 400 kits de higiene bucal focados principalmente em crianças e adolescentes da zona rural.   

NOTICIA05_IMG_3117.jpg.jpeg

Confira aqui o cronograma completo do MP Itinerante 2026. 

MPI 
O Ministério Público Itinerante, iniciativa do MPMG, surgiu em 2010 com o objetivo de promover o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais da população de municípios que, geralmente, não sediam Promotorias de Justiça, oferecendo diversos serviços e realizando inúmeras atividades gratuitas. 

Entre as iniciativas disponibilizadas, estão: atendimentos pela Promotoria de Justiça e Ouvidoria do MPMG; orientações jurídicas e previdenciárias; agendamento e emissão de documentos; audiências de conciliação e mediação; atendimentos veterinários; orientações sobre serviços públicos essenciais; além de palestras (“Reuniões Públicas”), atividades culturais e educativas nas áreas de meio ambiente, saúde, cidadania e educação, abordando temas de interesse da população. 

Desde 2022, a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), hoje, Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (CAO-Cimos), é responsável pela coordenação do projeto.  

NOTICIA06_IMG_2420.jpg _1_.jpeg

O MP Itinerante conta com a parceria de diversas instituições e órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); a Cemig; a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG); o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil); a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig); a Cooperativa dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de Minas Gerais (Sicoob JUS-MP); a Copasa; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Minas Gerais.  

Também são parceiros do projeto o Senar Minas; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater); o INSS; a Sedese; o Conselho Estadual de Saúde; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg); a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor); os Correios; o Serviço Social Autônomo (Servas), entre outros. 

15 anos de MPI 

Desde o seu lançamento, há 15 anos, o MP Itinerante contabiliza mais de 500 edições realizadas, com alcance superior a 600 mil pessoas. 


 
Documentário MP Itinerante 15 anos 

O documentário “MP Itinerante 15 anos”, produzido pela Assessoria de Comunicação (Asscom) do MPMG, foi lançado no dia 28 de novembro de 2025. A obra celebra a trajetória do projeto, marcada por parcerias, inovação e impacto social. O MP Itinerante se consolidou como um canal de aproximação entre a instituição e a população mineira, principalmente em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 
 
Clique aqui e solicite que o projeto seja realizado em municípios pertencentes à sua comarca. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo