Notícias - InstitucionalMembros do MPMG são agraciados com a Ordem do Mérito Legislativo em celebração aos 190 anos da Assembleia de Minas
No ano de 2025, em que o Parlamento mineiro celebra seus 190 anos de história, a solenidade da Ordem do Mérito Legislativo ganha significado especial, reunindo homenageados de diferentes áreas e trajetórias. Realizada nesta terça-feira, 16 de setembro, no Palácio das Artes, a cerimônia agraciou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho, com a condecoração no grau de Grande Mérito, destinada a autoridades de maior relevo nacional. Além dele, o procurador-geral de Justiça ajunto institucional, Hugo Barros de Moura Lima, e o procurador de Justiça, Ricardo Tadeu Linardi, foram homenageados com o Mérito Especial, e o promotor de Justiça de Ibirité, Domingos Ventura de Miranda Júnior, com a Comenda de Mérito.
Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é uma das mais altas honrarias concedidas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A distinção reconhece personalidades e instituições que se destacam por iniciativas de relevância pública, promoção da cidadania e méritos excepcionais.
Durante a cerimônia, o presidente da ALMG, Tadeu Leite, ressaltou o caráter simbólico da condecoração neste ano. “Ao conceder esta medalha, a Assembleia de Minas cumpre seu papel histórico de reconhecer a dedicação daqueles que colocam talentos e esforços a serviço da sociedade. Este ano, ela tem um significado ainda mais especial por celebrar os quase dois séculos de história do Parlamento mineiro e reafirmar a vocação desta Casa de valorizar a cidadania e de estimular o compromisso com Minas Gerais”, afirmou.
O orador oficial do evento foi o ex-governador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Augusto Anastasia, que destacou a importância da continuidade e da renovação da tradição democrática representada pelo Legislativo mineiro.
A solenidade foi inspirada na primavera, estação associada à renovação e à esperança, tendo como símbolo os ipês que cercam a praça Carlos Chagas, onde está situada a sede da Assembleia. A escolha da data também fez referência ao aniversário de 35 anos da Constituição Estadual, promulgada em 21 de setembro de 1989 e conhecida como a “Constituição da Primavera”, por enfatizar os princípios de liberdade, igualdade e democracia.
Ao receberem a honraria, os membros do MPMG se somam a um seleto grupo de personalidades que ajudaram a construir a história de Minas Gerais e do Brasil, reafirmando o papel do Ministério Público como instituição essencial à defesa da cidadania e da justiça.

Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br