Notícias - Tribunal do JúriJustiça aceita denúncia movida pelo MPMG contra grupo que tentou homicídio qualificado em disputa de territórios do tráfico de Belo Horizonte
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve na Justiça o aceite de denúncia contra quatro integrantes de um grupo que praticou homicídio qualificado tentado no bairro Taquaril, em Belo Horizonte. O crime ocorreu em maio de 2025, quando uma pessoa foi alvo de uma tentativa de homicídio ordenada por dois dos denunciados, em um caso de disputa de territórios do tráfico de drogas.
De acordo com as investigações, os quatro réus agiram com emprego de tortura, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Além disso, o objetivo do crime envolvia obter informações de outros traficantes da região, que seriam posteriormente executados. Na ocasião, a morte não foi consumada porque a polícia apareceu e interrompeu o crime. Além disso, os réus são acusados de corromperem um adolescente de 16 anos para participar das agressões. No momento da tentativa de homicídio, os dois mandantes davam ordens para os executores por videochamada. O adolescente, cooptado pelos dois ordenadores do crime, participou da videochamada e também deu ordens aos outros integrantes do grupo.
Com a decisão da Justiça, a prisão preventiva dos quatro denunciados segue mantida. Os executores do crime encontram-se sob custódia do sistema penal, enquanto os dois mandantes estão foragidos. O Tribunal do Júri deferiu o pedido do MPMG de desmembramento da ação penal em relação aos dois foragidos, para evitar atraso no andamento do processo e do julgamento.
As condutas dos quatro indivíduos foram enquadradas no artigo 121 do Código Penal (homicídio qualificado) e também incluem o Artigo 244-B da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), referente à corrupção de menores.
O caso foi denunciado pela 7ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte ligada ao Tribunal do Júri.
Processo nº: 5104759-44.2025.8.13.0024
