Início do conteúdo

Sete membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram indicados para receber a Medalha Santos Dumont 2025. A honraria foi entregue pelo governador de Minas, Romeu Zema, quinta-feira, 20 de novembro. Ao todo, foram agraciadas 130 pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do país.  

A condecoração celebra os 152 anos do nascimento do mineiro Santos Dumont, considerado o pai da Aviação. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na Villa Foncã, no município da Zona da Mata que leva o nome Santos Dumont em homenagem ao mineiro ilustre. Durante cerimônia, personalidades e entidades foram condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze. 

Medalha_santos_dumont_NOTICIA01.png

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, e o procurador de Justiça e subcorregedor do MPMG Mariano Guimarães Sepúlveda foram agraciados com a medalha Ouro. A procuradora de Justiça Andréa de Figueiredo Soares e o promotor de Justiça Cesar Augusto dos Santos foram indicados para receber a condecoração no grau Prata.  

Além deles, foram indicados para receber a honraria no grau Bronze os promotores de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, Júlio César Teixeira Crivellari e Fabiana Pereira de Lima Lopes. Francisco Angelo é coordenador da área de velamento de fundações e de alianças intersetoriais. Júlio César atua na Promotoria de Justiça de Mar de Espanha. Fabiana Lopes exerce suas funções na Promotoria de Justiça de Tupaciguara.  

Medalha_santos_dumont_NOTICIA02.png

Medalha Santos Dumont 

Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira. 

A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea. 
 
A honraria é regida por um Conselho Permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano. 
 
Medalha Santos Dumont 2025 - 20.11.25

Pai da Aviação 
 
Alberto Santos Dumont nasceu em 20/7/1873 na cidade que hoje leva seu nome. Era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Estudou na França a partir de 1892. 
 
Em 1906, realizou o voo histórico do 14-Bis, construído com alumínio, bambu e seda japonesa, que se tornou o primeiro voo oficialmente registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu prêmios como o do Aeroclube da França. 
 
Com a saúde debilitada, Santos Dumont passou seus últimos dias em uma estação de repouso no Guarujá (SP), onde morreu em 23/7/1932, três dias após completar 59 anos. 
 
A antiga residência do inventor, a Casa de Cabangu, também no município da Zona da Mata mineira, abriga hoje um museu com peças históricas, réplicas de aeronaves, fotos, cartas, objetos pessoais e obras ligadas à trajetória do aviador. 

Com informações da Agência Minas

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo