Notícias - InstitucionalIntegrantes do MPMG recebem Medalha Santos Dumont 2025
Sete membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foram indicados para receber a Medalha Santos Dumont 2025. A honraria foi entregue pelo governador de Minas, Romeu Zema, quinta-feira, 20 de novembro. Ao todo, foram agraciadas 130 pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do país.
A condecoração celebra os 152 anos do nascimento do mineiro Santos Dumont, considerado o pai da Aviação. A cerimônia de entrega das medalhas ocorreu na Villa Foncã, no município da Zona da Mata que leva o nome Santos Dumont em homenagem ao mineiro ilustre. Durante cerimônia, personalidades e entidades foram condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, e o procurador de Justiça e subcorregedor do MPMG Mariano Guimarães Sepúlveda foram agraciados com a medalha Ouro. A procuradora de Justiça Andréa de Figueiredo Soares e o promotor de Justiça Cesar Augusto dos Santos foram indicados para receber a condecoração no grau Prata.
Além deles, foram indicados para receber a honraria no grau Bronze os promotores de Justiça Francisco Angelo Silva Assis, Júlio César Teixeira Crivellari e Fabiana Pereira de Lima Lopes. Francisco Angelo é coordenador da área de velamento de fundações e de alianças intersetoriais. Júlio César atua na Promotoria de Justiça de Mar de Espanha. Fabiana Lopes exerce suas funções na Promotoria de Justiça de Tupaciguara.

Medalha Santos Dumont
Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.
A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea.
A honraria é regida por um Conselho Permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.

Pai da Aviação
Alberto Santos Dumont nasceu em 20/7/1873 na cidade que hoje leva seu nome. Era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Estudou na França a partir de 1892.
Em 1906, realizou o voo histórico do 14-Bis, construído com alumínio, bambu e seda japonesa, que se tornou o primeiro voo oficialmente registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu prêmios como o do Aeroclube da França.
Com a saúde debilitada, Santos Dumont passou seus últimos dias em uma estação de repouso no Guarujá (SP), onde morreu em 23/7/1932, três dias após completar 59 anos.
A antiga residência do inventor, a Casa de Cabangu, também no município da Zona da Mata mineira, abriga hoje um museu com peças históricas, réplicas de aeronaves, fotos, cartas, objetos pessoais e obras ligadas à trajetória do aviador.
Com informações da Agência Minas
