Notícias - Reparação por DesastresInstituições de Justiça divulgam novo calendário da eleição da Assessoria Técnica Independente nas Regiões 1 e 2
O Ministério Público Federal, o Ministério Público de Minas Gerais e a Defensoria Pública de Minas Gerais, responsáveis pelo processo de escolha da Assessoria Técnica Independente (ATI) para as pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, divulgam nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o novo calendário da eleição que definirá as entidades responsáveis pelo assessoramento técnico nas Regiões 1 e 2.
A votação será realizada de forma on-line, por meio do site www.voteati.com.br, no período de 6 a 11 de fevereiro de 2026, até às 23h59.
Também será possível votar por meio da entrega do voto por envelope, entre os dias 10 e 12 de fevereiro de 2026, das 10h30 às 19h, em pontos de coleta que ainda serão divulgados. Essa alternativa tem como objetivo ampliar as possibilidades de participação das pessoas atingidas que enfrentem dificuldades de acesso à internet.
Todos os detalhes sobre a votação, os locais de entrega de envelope, a lista das candidatas e o link do vídeo com as propostas estão disponíveis no site www.mpmg.mp.br/participe
Podem participar da votação moradores dos municípios das Regiões 1 e 2 com 16 anos ou mais, bem como beneficiários do Programa de Transferência de Renda (PTR).
A escolha da ATI será feita separadamente por região, e será eleita a entidade que obtiver o maior número de votos válidos, considerando a soma dos votos on-line e por envelope. O resultado final será divulgado nos sites oficiais das Instituições de Justiça, conforme previsto no edital do chamamento público.
As Instituições de Justiça reforçam que a eleição da ATI é um direito das pessoas atingidas, assegurado pela legislação estadual e federal.
Ouça abaixo áudio com detalhes do processo de votação.
