Início do conteúdo

Milhares de pessoas participam da votação para escolha das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) às pessoas atingidas pelo desastre da Vale em Brumadinho. A votação, em formato virtual, iniciou no dia 6 de fevereiro e foi concluída nessa quarta-feira, 11. Já a votação presencial, por entrega de envelopes, será concluída hoje, 12 de fevereiro, às 19h. A votação tem atraído grande número de pessoas aos postos presenciais de recebimento de envelopes, que amplia o caráter democrático do pleito, uma vez que permite participação de pessoas que tiveram dificuldade na votação eletrônica ou que preferem entregar o voto presencialmente. Nove postos presenciais estão em funcionamento nos municípios atingidos que compõe as regiões 1 e 2.

Brumadinho - votacao ATI _1_.png

O processo é organizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em conjunto com o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), e objetiva garantir o direito de escolha das pessoas atingidas da entidade de assessoramento técnico independente, com participação qualificada nas ações de reparação previstas no Acordo Judicial celebrado em razão do rompimento das barragens do Córrego do Feijão.

O processo contemplou moradores dos municípios que integram as regiões 1 e 2, diretamente impactadas pelo desastre. A região 1 compreende o município de Brumadinho; e a região 2 abrange os municípios de Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas. São cinco candidatas à ATI na região 1 e quatro na região 2. 

Brumadinho - votacao ATI _2_.png

Geraldo Miranda Júnior, morador de Brumadinho, participou hoje da votação: “o significado dessa eleição é muito grande, especialmente para mim que sou familiar de vítima, para escolher a assessoria técnica, que vai salvaguardar os direitos dos atingidos na cidade de Brumadinho, em busca de uma reparação para a cidade como um todo e também pela busca da justiça”.

Para informações sobre o processo de votação, regras e demais informações dos postos de recebimento, clique aqui

O resultado final será divulgado nos próximos dias, no site oficial das instituições de Justiça, após a apuração dos votos.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo