Início do conteúdo

 

Na manhã desta terça-feira, 12 de agosto, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou de maneira estratégica e preventiva a primeira fase da Operação “Olho de Aço 1”, que visa reprimir o desmanche de veículos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e a Operação “Ferro-Velho”, que visa combater práticas criminosas relacionadas a receptação de peças veiculares e peças de fios de cobre.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em ação coordenada com as Polícias Civil (PCMG), Militar (PMMG) e Penal (PPMG) e a Receita Estadual.

operacoes uberaba noticia.jpg

Visando desarticular organizações criminosas, a Operação “Olho de Aço 1” cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais e galpões utilizados para o desmanche e a receptação de veículos nos anos de 2024 e primeiro semestre de 2025 em Uberaba.

De acordo com o Gaeco, o nome da operação simboliza o olhar atento, firme e implacável do Estado, representado pelo Ministério Público e pelas forças policiais, na identificação, monitoramento e repressão de organizações criminosas que atuam de forma estruturada, causando prejuízos à sociedade e ameaçando a segurança pública.

Já a Operação “Ferro-Velho” tem como objetivo fiscalizar estrategicamente 24 comércios de ferro-velho nas cidades de Uberaba, Araxá, Iturama e Frutal, municípios da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, com foco no combate ao comércio irregular de fios de cobre.

operacoes uberaba noticia1.jpg

O Comando da 5ª Região da Polícia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade mineira e informa que manterá ativo todos os esforços operacionais para a continuidade das investigações preventivas e estratégicas das operações que seguirão intensificadas e contínuas com o objetivo de proteger o patrimônio, garantir a ordem pública e manter a atuação firme e constante das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade com precisão e contundência.

O Gaeco de Uberaba contou com o apoio das unidades do 4º, 37º, 67º, 69º Batalhões da PMMG, 3ª Companhia Independente da PM, Departamento Penitenciário de Minas Gerais, 5ª Delegacia Regional de Polícia Penal, Grupo de Operações com Cães (GOC) da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira Uberaba, 5º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais.

Participaram das operações policiais civis, militares e penais, agentes da Secretaria de Estado de Fazenda, além de promotores de Justiça e servidores do MPMG.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo