Notícias - InstitucionalFotografia de Maria Conceição de Assumpção Mello é inaugurada na galeria de Ouvidores do MPMG
A cerimônia de inauguração da fotografia contou com a participação de membros, servidores e colaboradores do MPMG, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de amigos e familiares da homenageada
O Memorial do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou nesta segunda-feira, 24 de novembro, a fotografia da procuradora de Justiça Maria Conceição de Assumpção Mello na Galeria dos Ouvidores da instituição. Ela esteve à frente da Ouvidoria do MPMG no biênio 2018-2020.

A cerimônia de inauguração da fotografia contou com a participação de membros, servidores e colaboradores do MPMG, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de amigos e familiares da homenageada.
Na abertura da solenidade, a presidente do Conselho Curador do Memorial do MPMG, Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo, falou sobre o trabalho desempenhado pela homenageada à frente da Ouvidoria. “Buscou ao máximo conhecer os problemas de perto e fazer com que o trabalho da Ouvidoria fosse conhecido”, disse.
Em sua fala, a ex-ouvidora Maria Conceição fez uma retrospectiva de sua atuação no órgão e no MPMG. Homenageou a equipe que trabalhou com ela enquanto esteve à frente da Ouvidoria. E agradeceu colegas de instituição que estiveram ao seu lado. “O que realmente permanece são os laços invisíveis, as emoções e os detalhes compartilhados”.
Durante a solenidade, a coordenadora da Ouvidoria das Mulheres e do Núcleo de Atendimento do MPMG, Ana Luiza Gomes Pereira, entregou um buquê de flores à ex-ouvidora Maria Conceição de Assumpção Mello.
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, falou da sólida trajetória funcional de Maria Conceição, destacou sua humanidade e o seu senso de Justiça. “Este momento é mais do que uma homenagem, é o reconhecimento ao legado de dedicação à Ouvidoria do Ministério Púbico”, afirmou.

Segundo o procurador-geral de Justiça, a homenageada contribuiu para fortalecer a Ouvidoria como um canal direto entre a instituição e a sociedade. “A marca de Maria Conceição foi a capacidade de escutar com empatia, demonstrando que cada cidadão tem lugar de fala no Ministério Público”.
Currículo
Maria Conceição de Assumpção Mello é bacharel em direito e em administração de empresas pela Universidade Federal Fluminense. Ingressou no MPMG em 1989. Exerceu suas funções nas comarcas de Senador Firmino, Miraí, São Domingos do Prata, Contagem e Belo Horizonte. Foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça em 1998. Atuou como subcorregedora de 2005 a 2007 e como subouvidora de 2013 a 2016. Foi ouvidora do MPMG no biênio 2018-2020.

