Início do conteúdo

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou, entre os dias 2 e 4 de dezembro, uma fiscalização em 29 postos de combustíveis de Taiobeiras e de Rio Pardo de Minas, no Norte do estado. A operação teve como objetivo verificar a regularidade na comercialização dos produtos, bem como a qualidade e a quantidade do combustível fornecido, além do cumprimento das normas de transparência e informação previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Em Taiobeiras, os fiscais estiveram em 17 postos, dos quais dois foram autuados. As infrações identificadas envolvem a divergência entre a origem do combustível comercializado e o último produto descarregado no tanque e o vício de quantidade. Os fiscais interditaram os bicos injetores que entregavam um volume inferior ao indicado na bomba.

Taiobeiras - fiscalizacao combustivel _2_.jpeg

Já em Rio Pardo de Minas, 12 postos foram fiscalizados, resultando em três autuações. Entre as irregularidades encontradas, estão a ausência de quadro de avisos obrigatório e de equipamentos essenciais para análise de combustíveis, o uso de medida-padrão de 20 litros sem lacre e com selo ilegível e a utilização indevida da identidade visual da BR Distribuidora. Os fiscais constataram que o posto ostentava a bandeira da empresa, mas comprava e revendia combustíveis de outras distribuidoras.

Taiobeiras - fiscalizacao combustivel _1_.jpeg

As autuações resultam na abertura de processo administrativo, podendo gerar multas e outras medidas previstas na legislação. O Procon-MPMG reforça que o direito à informação clara, adequada e ostensiva sobre produtos e serviços é fundamental para a proteção do consumidor e que as ações de fiscalização contribuem para a transparência no mercado.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo