Início do conteúdo

  

Na quarta-feira, 25 de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu o Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor com a presença de representantes de 17 instituições para a realização do 1º Café Mulheres 3S. O encontro promoveu momentos de troca entre as participantes, além da apresentação sobre a proposta e a adesão simbólica de novas organizações ao movimento. 

Durante o evento, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e Alianças Intersetoriais (CAO-TS), Tatiana Pereira, reforçou a importância do papel da mulher no Terceiro Setor. Tatiana destacou que, conforme o manifesto A Força das Mulheres no Terceiro Setor, as mulheres são potências transformadoras e a maioria da força de trabalho nas organizações sociais. “Por causa delas, o Terceiro Setor cresce e ganha cada vez maior importância na luta contra diversas mazelas sociais. Nada mais justo que as mulheres atuantes nessa área sejam devidamente reconhecidas pelo respeitável trabalho que desempenham”. 

Para a coidealizadora da iniciativa, Fernanda Soares, o encontro realizado no Ministério Público foi um marco importante na jornada do Movimento. “É muito relevante ocupar espaços diferenciados e ter esta aliança intersetorial para fortalecer e criar mais oportunidades de mudanças efetivas, principalmente quando falamos sobre equidade de gênero”, disse.  

CAOTS_NOTICIA_IMG_7149.jpg

Para a assessora fundacional e de comunicação da Fundação Salvar, capitão Walquíria de Marillac, o evento possibilitou importantes trocas e conexões. “Representar a Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no encontro do Movimento foi uma oportunidade para trocar experiências e realizar conexões que vão fortalecer as instituições e facilitar parcerias”, afirmou.  

Estiveram presentes as idealizadoras Fundamig e Conectidea e as organizações que aderiram ao Manifesto: ACMinas, MBRH, DII Brasil, Diversas, Capitalismo Consciente, Sistema Divina Providência, Fadecit, Fundação ArcelorMittal, Instituto BH Futuro, Associação de Prevenção do Câncer na Mulher – Asprecam, Fundação Pitágoras, Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Remediar e Fundação Salvar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O evento contou ainda com o apoio do Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor.  

Movimento A Força das Mulheres no Terceiro Setor 

Alinhada às estratégias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a iniciativa foi lançada em 2021, por meio de um manifesto promovido pela Fundamig e Conectidea com o apoio do MPMG (por meio do CAO-TS), CeMAIS, Confoco-BH, Instituto Ramacrisna, Diário do Comércio e Fundação Dom Cabral.  Fernanda Soares esclareceu que o Movimento se compromete com a promoção da justiça social, tendo os objetivos (ODS) 4, 5 e 17 da ONU como diretrizes essenciais do trabalho. Para ela, as organizações da sociedade civil são parte relevante do esforço mundial para alcançar as metas presentes na Agenda 2030. “O Manifesto tem como compromisso assegurar que todas as mulheres tenham condições de vida e trabalho digno, igualdade de oportunidades, presença efetiva e respeitada nos espaços de poder”, afirmou.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo