Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia e Abaeté e da Promotoria de Justiça de Três Marias, destinou o valor de R$ 430 mil, oriundo de medida compensatória ambiental, para realização do projeto Cativeiro em municípios do Alto Paranaíba. 

O projeto Cativeiro é uma iniciativa inovadora de educação ambiental que propõe sensibilizar e conscientizar sobre os impactos do tráfico de animais silvestres no Brasil, utilizando a tecnologia e empatia como aliados do aprendizado.

Com o uso de óculos de realidade virtual, o espectador assiste ao filme imersivo, que o coloca no lugar de uma ave que vivencia a captura, o tráfico e a vida em cativeiro. Uma experiência inesquecível e transformadora.

O projeto é prioritariamente executado em escolas públicas, com foco em estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental, sendo também realizado em espaços públicos. Em sala de aula, além do filme são desenvolvidas atividades pedagógicas para envolvimento e compartilhamento de informações acerca dos animais silvestres, legislação ambiental e conservação da fauna.

As atividades serão realizadas ao longo do ano de 2026, com ações previstas nos municípios de Arapuá, Biquinhas, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa, Matutina, Morada Nova de Minas, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Três Marias e Varjão de Minas.
 
O projeto Cativeiro é uma iniciativa do Instituto Arbo e conta com o apoio e parceria do MPMG, por meio da Plataforma Semente.

Para saber mais informações sobre o projeto e seu cronograma no Alto Paranaíba, entre em contato com a equipe do Instituto Arbo pelo e-mail projeto.cativeiro@institutoarbo.org.br ou acesse o Instagram @instituto_arbo.

Acesse aqui o trailer do filme e vídeo sobre o projeto.

Tres Marias - projeto Cativeiro.png
Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo