Início do conteúdo

Após atuação do Procon do Ministério Público de Minas Gerais (Procon-MPMG), a Mastercard Brasil apresentou uma nova versão de seu Guia de Benefícios do cartão Mastercard na locação de veículos. 

O ponto central questionado em uma representação feita na Ouvidoria do MPMG dizia respeito a uma cláusula que condicionava o seguro do cartão de crédito à recusa total de qualquer proteção oferecida por locadoras de veículos. Essa exigência constava expressamente no site da empresa e no Guia de Benefícios Mastercard Black.  

O autor da denúncia alegou que essa cláusula o obrigava a renunciar à proteção mínima contratual exigida pelas locadoras de veículos, o que, na prática, inviabilizava o uso simultâneo e complementar dos seguros. 

Diante da denúncia, o Procon-MPMG instaurou um procedimento investigativo para apurar supostas práticas abusivas relacionadas ao benefício “Seguro de Automóvel – Veículo Alugado Protegido”. 

A partir da atuação do Procon-MG, o Guia de Benefícios do cartão Mastercard foi atualizado em outubro de 2025, deixando claro que a cobertura da Mastercard se restringe a danos ao veículo alugado, não abrangendo danos causados a terceiros.  

A versão atualizada também orienta o consumidor sobre a necessidade e a liberdade de contratar a cobertura para terceiros, separadamente, direto com a locadora.  

De acordo com o Procon-MPMG, a medida deve beneficiar milhares de consumidores que utilizam os benefícios do cartão Mastercard na locação de veículos. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo