Notícias - Patrimônio Histórico e CulturalApós inquérito civil, reforma da ponte que liga municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia é entregue

A ponte metálica “Afonso Pena”, única suspensa em Minas Gerais e que liga os municípios de São Gonçalo do Sapucaí e Turvolândia, na Região Sul, foi reformada e agora quem passa pelo local tem mais segurança para trafegar entre os dois municípios. A finalização da obra foi informada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que, em 2017, instaurou um Inquérito Civil para investigar as más condições da estrutura.
A Promotoria de Justiça de São Gonçalo do Sapucaí fiscalizou os serviços de reparo durante todo o processo até que a reforma fosse finalizada. A estrutura, conhecida como ponte pênsil, é feita de ferro e é sustentada por cabos de aço, torres e pilares.

A ponte é tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal, e encontra-se em fase de tombamento pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Segundo a promotora de Justiça de São Gonçalo do Sapucaí, Kátia de Castro Vilas Boas, a reforma da ponte foi objeto do Inquérito Civil nº 04.16.0620.0225878.2025-27, que tramita desde 27 de novembro de 2017 no MPMG.
