Início do conteúdo

Como desdobramento das investigações da Operação Game Over, um dos alvos, que se encontrava foragido, se apresentou, nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, para retomar o cumprimento de sua pena privativa de liberdade. A prisão, considerada a 4ª fase da operação, foi efetivada em atuação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos).

O homem se apresentou ao Gaeco de Guarulhos (SP) e alegou estar sofrendo ameaças por parte do grupo criminoso investigado, o que motivara sua evasão do sistema prisional mineiro.

A operação Game Over é voltada à repressão de esquema criminoso que envolvia corrupção passiva, tráfico de drogas e facilitação de atividades ilícitas em estabelecimentos prisionais da Zona da Mata mineira. A primeira fase foi deflagrada em fevereiro deste ano, e foram realizadas outras duas fases, antes da prisão efetuada nessa quinta-feira.

Operação Game Over - destaque.jpeg

As investigações revelaram que um agente público mineiro, agora denunciado, teria solicitado e recebido vantagens indevidas em pelo menos oito oportunidades, em prática reiterada de corrupção passiva. O denunciado repassava, mediante pagamento de propina, informações internas da Polícia Penal de Minas Gerais, bem como de outros órgãos de segurança pública, incluindo dados sobre movimentações carcerárias e procedimentos de execução penal.

A atuação ilegal favorecia pessoas ligadas a organizações criminosas, comprometendo a integridade das investigações e a segurança no ambiente prisional. 

A operação representa mais um exemplo da efetiva articulação interestadual entre os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, que têm atuado de forma integrada no enfrentamento à criminalidade organizada, à corrupção e à infiltração criminosa nos órgãos públicos.

Notícia relacionada
14/04/2025 - 3ª fase da operação Game Over cumpre mandado de prisão contra policial penal do presídio de Rio Pomba

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo