Notícias - Crime OrganizadoAlvo da operação Game Over que se encontrava foragido é preso em atuação conjunta dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e de São Paulo
Como desdobramento das investigações da Operação Game Over, um dos alvos, que se encontrava foragido, se apresentou, nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, para retomar o cumprimento de sua pena privativa de liberdade. A prisão, considerada a 4ª fase da operação, foi efetivada em atuação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio de seus Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos).
O homem se apresentou ao Gaeco de Guarulhos (SP) e alegou estar sofrendo ameaças por parte do grupo criminoso investigado, o que motivara sua evasão do sistema prisional mineiro.
A operação Game Over é voltada à repressão de esquema criminoso que envolvia corrupção passiva, tráfico de drogas e facilitação de atividades ilícitas em estabelecimentos prisionais da Zona da Mata mineira. A primeira fase foi deflagrada em fevereiro deste ano, e foram realizadas outras duas fases, antes da prisão efetuada nessa quinta-feira.
As investigações revelaram que um agente público mineiro, agora denunciado, teria solicitado e recebido vantagens indevidas em pelo menos oito oportunidades, em prática reiterada de corrupção passiva. O denunciado repassava, mediante pagamento de propina, informações internas da Polícia Penal de Minas Gerais, bem como de outros órgãos de segurança pública, incluindo dados sobre movimentações carcerárias e procedimentos de execução penal.
A atuação ilegal favorecia pessoas ligadas a organizações criminosas, comprometendo a integridade das investigações e a segurança no ambiente prisional.
A operação representa mais um exemplo da efetiva articulação interestadual entre os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, que têm atuado de forma integrada no enfrentamento à criminalidade organizada, à corrupção e à infiltração criminosa nos órgãos públicos.
Notícia relacionada
14/04/2025 - 3ª fase da operação Game Over cumpre mandado de prisão contra policial penal do presídio de Rio Pomba