Início do conteúdo


O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) alcançou um marco significativo em seu compromisso com a formação de seus adolescentes trabalhadores. Por meio de uma parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), reconhecida como uma das 10 melhores escolas de negócios do planeta, segundo o Financial Times 2025, o MPMG pôde indicar adolescentes, lotados em suas unidades, para participar do Programa Raízes.

NOTICIA02_programa_raizes_destaques_fdcEricBezerra_IMG_6272.jpg

A FDC é uma instituição de classe mundial, presente nas maiores empresas do país e com parcerias globais que ampliam repertórios, competências e horizontes profissionais. No campo da educação social, mantém dois programas voltados à inclusão produtiva de jovens, entre eles o Raízes, destinado ao desenvolvimento integral de adolescentes em vulnerabilidade.

Raízes
O Programa Raízes, desenvolvido para expandir horizontes e criar oportunidades para jovens em contexto de vulnerabilidade, busca cultivar a autoconfiança, desenvolver habilidades interpessoais e cidadania e promover a inclusão produtiva, independência, socialização e um senso de propósito nos participantes. Com carga horária de 62 horas, o cronograma foi modulado para atender às especificidades do Ministério Público, de modo a possibilitar a participação dos jovens sem prejudicar suas rotinas.

NOTICIA04_programa_raizes_destaques_fdcEricBezerra_IMG_6191.jpg

Ao todo, 86 adolescentes trabalhadores do MPMG foram indicados para participar do programa. Os adolescentes compuseram duas turmas desta edição do Programa: uma formada pelos jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte e outra pelos jovens das comarcas do interior do estado. Dos adolescentes indicados, 79 concluíram a formação e 31 se destacaram segundo os critérios da instituição.

O conteúdo ministrado, em aulas virtuais diárias com duração de 1h30, foi dividido em cinco eixos estratégicos: Inteligência Emocional; Diversidade e Cidadania; Linguagem e Mundo Digital; Empreendedorismo e Finanças Pessoais; e Mundo do Trabalho e Carreira. Além disso, os jovens participaram de oficinas sobre elaboração de currículo, preparação para entrevistas, saúde emocional, planejamento de carreira, LinkedIn, networking e elaboração de um Plano de Desenvolvimento Individual.

Como forma de reconhecimento dos destaques, a Fundação Dom Cabral os recebeu em 2 de dezembro, no campus de Nova Lima, para um dia de celebração, com oficinas práticas, falas de encerramento do corpo docente e momento de reconhecimento. Os adolescentes destaques do interior, pela impossibilidade de estarem presentes, serão agraciados com um kit enviado pela FDC, garantindo que também recebam o mérito alcançado.

NOTICIA06_programa_raizes_destaques_fdcEricBezerra_IMG_6289.jpg

O MPMG na defesa e no investimento na juventude

A realização do curso foi viabilizada por um Termo de Cooperação intermediado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CAO-DCA) e representa uma inovação importante dentro da instituição. A coordenadora do CAO-DCA, promotora de Justiça Graciele de Rezende Almeida, destacou o valor da iniciativa e sua sintonia com a missão constitucional do Ministério Público. “O curso é uma ação concreta para contribuir com a formação dos nossos adolescentes. A iniciativa demonstra que a defesa dos direitos do público adolescente, que é um dever do Ministério Público, é também uma prioridade interna da instituição. O MPMG está investindo nos adolescentes para o desenvolvimento de habilidades relevantes tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal.”, diz a promotora de Justiça, reforçando o compromisso institucional do Ministério Público de, além de proteger adolescentes enquanto público externo, mas também cuidar e oferecer oportunidades reais àqueles que fazem parte da própria instituição.

Transformação que muda destinos
O Programa Raízes é mais do que uma formação: é a entrada desses jovens em um ambiente de excelência acadêmica e profissional raramente acessível a adolescentes trabalhadores. A parceria aproxima o MPMG de práticas modernas de inclusão produtiva e assegura que a instituição participe ativamente da construção de trajetórias pessoais e profissionais mais sólidas.

Durante a cerimônia, a diretora de Negócios da FDC, Paula Borges, agradeceu ao MPMG pela parceria e manifestou o desejo de que a colaboração continue em prol da “transformação social e da inclusão produtiva desses jovens, que são talentosíssimos na nossa sociedade”.

Para a promotora de Justiça Graciele de Rezende Almeida, "ao celebrar essa conquista, o Ministério Público reitera seu compromisso não apenas em atuar externamente na defesa da sociedade e dos direitos da criança e do adolescente, mas também em ser um agente de transformação e desenvolvimento na vida dos jovens que fazem parte de sua estrutura".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ministe?rio Pu?blico de Minas Gerais (@mpmg.oficial)

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo