Início do conteúdo

 

A Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Rio Doce (CREDCA-VRD) iniciou, este ano, o projeto Fortalecendo Conselhos Tutelares: Formação e Integração na Defesa da Criança e do Adolescente, iniciativa que visa fomentar a atuação eficaz dos conselheiros tutelares da região do Vale do Rio Doce.

Noticia2-Caoeduc-Vale-do-rio-Doce.jpg

O projeto surge como resposta direta às demandas identificadas pelos promotores de Justiça que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente na região, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da articulação interinstitucional e para o fortalecimento da rede regional de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
 
A iniciativa consolida a vocação constitucional do Ministério Público para a promoção da transformação da realidade de forma resolutiva e cooperativa. Coordenado e desenvolvido pela promotora de Justiça e coordenadora da CREDCA-VRD, Mariana Cristina Diniz dos Santos, o projeto inclui a presença de palestrantes especialistas na área de defesa dos direitos da criança e do adolescente.
 
Estão previstos dez encontros mensais, com o conteúdo repassado aos presentes no auditório do Ministério Público em Governador Valadares sendo também transmitido on line para demais conselheiros da região.

Noticia-Caoeduc-Vale-do-rio-Doce.jpg

O cronograma inclui diversas temáticas na área de atuação infantojuvenil voltadas à articulação da política de atendimento, atribuições do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia de Direitos e aplicação prática das resoluções do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), assim como aspectos técnicos do serviço, como a importância da elaboração correta dos instrumentais.

Os três primeiros encontros ocorreram com sucesso de adesão, nos meses de abril, maio e junho, demonstrando o interesse dos atores em aprimorar sua forma de atuação em 14 comarcas, que abrangem em torno de 60 municípios.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo